segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS DE 2013

Ola pessoal o fim do ano chegou e que ano em? 18 torneios sendo 15 torneios rápidos 1 torneio relâmpago 2 torneios pensados e 1 desses torneios pensados foi um torneio misto onde as partidas de desempate eram no ritmo relâmpago, com tantos torneios tivemos um total de 125 partidas onde 90 foram rápidas, 19 relâmpagos e 16 pensadas.

Desses 15 torneios rápidos 13 foram validos pelo rating da ASX oq mostra q tivemos muita movimentação no rating esse ano oq deixou td ainda mais emocionante.

Tivemos disputas emocionantes e recordes sendo quebrados e um ano muito produtivo para o xadrez de Petrolina tanto dentro como fora onde tivemos a conquista da Ramyres Coelho ganhando a Gymnasiade e a de Jonathan Ferreira ganhando o Pernambucano Rápido.

Em Petrolina eu fiz historia ganhando o Petrolinense, o circuito e liderando o rating e no circuito tivemso 13 jogadores q conseguiram entrar onde eu ganhei 10 titulos contra 3 de Gilson, 2 de ramyres, 2 de ronielly e 1 de Matheus.

Acho q esse ano foi a construção da estrutura inicial para o desenvolvimento do xadrez na nossa região e se continuar assim td indica q 2014 sera um ano extraordinário.

Uma coisa q muitos estão querendo saber é sobre o meu afastamento varias pessoas alguns q mau conheço já vieram me perguntar sobre isso e sinceramente eu nem sei oq fazer to completamente perdido.

Eu sou uma pessoa q gosto de planejar td para n haver falhas e já tinha me programado para me afastar por 1 ano para me dedicar aos meus estudos pois me formo esse ano na faculdade e quero entrar em um mestrado porem o xadrez é algo muito importante para mim e eu já até havia me comprometido em participar de alguns torneios grandes q vão ter aqui e fora e agora surgiu uma possibilidade do xadrez voltar a ser tão bom quanto antes pois recebi o convite do meu antigo professor o qual tinha se afastado do xadrez e fiquei muito feliz pelo convite e aceitei com td alegria afinal oq eu mais quero é o bem do xadrez e ele foi criador de uma verdadeira revolução no xadrez na nossa região e com esse comprometimento ficou mais difícil ainda de me afastar do xadrez e também me comprometi de fazer um torneio na cidade de Cabrobó então o xadrez realmente não ta querendo q eu se afaste então vou tentar me programar para me manter o Maximo ativo q for possível porem n terei condições de participar de todos os torneios pois ficaria muito puxado para mim então já peço a compreensão dos organizadores q quando eu faltar a um torneio não leve isso para o lado pessoal de achar q eu fui para o torneio de um mas n fui para o do outro por algum tipo de boicote pois não será por isso e sim pq terei q me dedicar mais aos meus estudos, então vou procurar dar mais prioridade aos torneios com boa premiação e/ou torneios grandes q sejam memoráveis e conforme aja tempo ai sim participarei de outros.

Esse ano também foi muito bom para mim como reconhecimento como atleta e como parte da política no xadrez dentro e fora de Petrolina onde em algumas ocasiões pude ter conversas e planejamentos com pessoas de fora e aqui em Petrolina as pessoas me deram apoio e me fortaleceram muito em situações e q me mostraram q quando precisar posso contar com algumas pessoas q podem dar respaldo em algumas lutas políticas.

Também fiquei muito feliz com o meu blog q vem tendo uma quantidade muito boa de acesso acima de 1000 por mês e levando em conta q eu n publico fotos e nem sou organizador de eventos e sim apenas um comentarista no qual só comento minha opinião sobre as coisas e não sei pq motivo as pessoas acham interessantes as minhas opiniões vai entender o povo kkkkkk e até ando recebendo comentários as pessoas chegam para mim nos torneios e dizem oq acharam de tal comentário e isso mostra o interesse q ta gerando então agradeço muito aos leitores e a todos q já vieram até mim dizer oq acham do meu blog.

Agora para não deixar o meu lado polemico kkkkk vou fazer uma eleição pessoal sobre algumas pessoas q eu reparei durante o ano.

Se fosse o premio melhores do ano eu decidiria dessa forma.

Atleta revelação – ( Luiz Eduardo ) pois em 2012 entre os jovens só se ouviam os nomes de outras pessoas e de um ano para o outro ele começou a viajar bastante e se dedicar bastante ao xadrez e com isso começaram a vir bons frutos.

Professor do ano – ( Anderson Diego ) rapaz a pessoa estrear como professor e já ser considerado o melhor professor do ano não é para qualquer um tem q ser para alguém q realmente se dedique de corpo e alma e foi oq ele fez e os frutos vieram com boas conquistas e principalmente o prazer q os alunos tem com o xadrez q sempre vão para os torneios.

Feminino do ano – ( Ramyres Coelho ) a dinastia dela no feminino pelo jeito vai durar muito tempo e mais uma vez ela é a atleta do ano para mim o principal motivo n é nem tanto as conquistas pq para mim conquistar sem haver evolução não é conquista e ela apresentou uma evolução q para mim era oq tava faltando q era deixar de lado o feminino e se dedicar ao absoluto e sempre ta na luta pelo absoluto não ligando mais para pegar o troféu do feminino e preferindo uma medalha do absoluto com isso ela se destaca mostrando q ela agora oficialmente é do absoluto e tambem deixa o troféu para alguma menina q ta começando uma carreira e q o troféu vai significar muito mais para ela.

Organizador do ano – ( Emidio Santana ) estando a frente da associação o professor emidio se absteve muitas vezes de competir em boas competições para poder organizar bons torneios para nós e cada vez mais querendo melhorar e manter um ambiente saudável e amistoso no xadrez e eu até queria também da o premio de longevidade pois uma coisa q vemos muito é com o tempo e com o trabalho os jogadores tendem a cair o nivel e ele ainda se mantem entre os melhores e isso p mim me impreciona muito.

Atleta do ano – ( Fabio Pires ) acho q sem falsa modéstia n tem como negar esse fato pois com a tríplice coroa e td com grande vantagem e ainda criando o Record de conquistas em um ano e isso em um ano q no começo eu tive muitos problemas de saúde e depois quando recuperado passei como um furacão.

Arbitro do ano - ( Cristiano Afonso ) tendo arbitrado a maioria dos torneios do ano mantendo a imparcialidade e o profissionalismo procurando sempre melhorar e isso tudo trabalhando de forma gratuita pois sedia qualquer ganho para a Associação, então por trabalhar para o bem do xadrez não tem como não receber esse reconhecimento.

Ainda poderíamos criar varias outras categorias pq muitas pessoas mostraram evolução, paixão e dedicação nesse ano com o xadrez e espero q em 2014 seja ainda melhor.

Agradeço a todos q acompanharam o blog e q fizeram de 2013 um ano tão bom no xadrez.

Atenciosamente
Fabio Pires dos Santo



quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FINAL DO CIRCUITO PETROLINENSE

Ola galera chegamos ao final do ano e que ano foi esse, acho q foi o ano com o maior numero de torneios da historia de Petrolina um total de 18 e isso graças principalmente do professor Agnaldo q organizou 7 torneios e a associação q organizou 9 torneios e foram os principais organizadores do ano tendo também 1 torneio organizado pelo professor Raimundo e um torneio organizado por mim.

Para aqueles que não sabem o circuito sempre foi tradicional na nossa região tendo sido abandonado pela ultima gestão e pela atual da associação porem devido ser algo q demonstra o desempenho dos atletas durante o ano eu decidi continuar com o mesmo padrão q sempre foi.

Para entrar no circuito tem q ficar entre os 3 primeiros do absoluto em algum torneio e a pontuação adquirida é a seguinte.
Campeão – 10 pontos
Vice – 6 pontos
Terceiro – 4 pontos

Nesse ano 13 pessoas conseguiram entrar no circuito mostrando uma boa rotatividade entre os 3 primeiros mas em 18 torneios eu espera mais.

Agora vamos aos 18 torneios do ano.



 e com esses resultados tivemos o seguinte resultado final.



Como esse ano provavelmente não tera mais torneios então esse é o resultado final onde aponta Fabio Pires (EU) campeão demonstrando o melhor desempenho no ano e com esse titulo eu chego ao meu 7 titulo do circuito levando em conta q eu só tenho 10 anos que aprendi a jogar xadrez acho q é um numero muito expressivo quase uma dinastia kkkkkk.

Meus parabéns a todos que participaram dos torneios esse ano e principalmente aos 13 guerreiros que conseguiram seu lugar ao sol ao entrarem no circuito mostrando q estão entre a elite do xadrez petrolinense.

Obrigado a todos e agora é esperar q tenhamos um 2014 ainda melhor...

Abraços

Atenciosamente

Fabio Pires dos Santos  

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO PETROLINENSE PARTE 1

Nesse ultimo sábado dia 14/12/13 tivemos a final do campeonato petrolinense q contou com a participação de 15 jogadores.

O grande campeão foi Fabio Pires (eu) onde fiz um torneio maravilhoso, logo falarei da minha performance.

Como anteriormente eu já divulguei os resultados das 4 primeiras rodadas vou agora divulgar os resultados das 2 ultimas rodadas.

5 rodada

Fabio 1 x 0 Anderson
Luiz 1 x 0 Leandro
Gilson 1 x 0 Emidio
Genilson – x + Gildemar
Rodolfo + x – Bruno
Henrique 0 x 1 Valdinei
Álvaro 1 x 0 Martinho
Rafael 1 x 0 Bye

6 rodada

Luiz 0 x 1 Fabio
Gilson 1 x 0 Gildemar
Anderson 1 x 0 Leandro
Rodolfo 0 x 1 Martinho
Emidio 0,5 x 0,5 Alvaro
Rafael + x – Henrique
Valdinei 1 x 0 Bye

E no final tivemos as seguintes classificações:

1-Fabio Pires 6 pontos
2-Gilson Rosa 4,5 pontos
3-Anderson Amorim 4 pontos
4-Luiz Eduardo 4 pontos
5-Valdinei Silva 3,5 pontos
6-Emidio Santana 3 pontos
7-Leandro Amorim 3 pontos
8- Gildemar Santos 3 pontos
9- Álvaro Cristiano 3 pontos
10-Rafael Carvalho 3 pontos
11-Rodolfo Porto 2,5 pontos
12-Martinho Lutero 2 pontos
13-Genilson Lima 2 pontos
14-Bruno Antunes 2 pontos
15-Henrique Melo 1,5 pontos

Na quinta rodada a grande surpresa foi a vitória do jovem Luiz Eduardo sobre o Leandro Rosa chegando assim aos 4 pontos e sendo o único com chances de tirar o titulo das minhas mãos e mostrando um desempenho muito bom no torneio.

Na minha partida contra Anderson ele subestimou muito o meu conhecimento de finais e fiz um dos melhores finais desse petrolinense alguns podem discordar pois tive finais lindos contra Gilson e contra Emidio mas contra ambos eu usei mais o calculo de variantes em uma posição q n tinha como perder o Maximo q poderia acontecer era empatar então n é tão grandioso p mim mas contra Anderson n tinha como calcular td q poderia acontecer e foi a coragem e a precisão dos lances q me deram uma linda vitória no final mostrando q eu tenho uma grande capacidade de “tirar leite da pedra” em finais.

Na sexta e ultima rodada eu joguei mais nos erros do meu adversário q tentar forçar afinal eu n precisava vencer e estava muito cansado p entrar em uma situação complicada mas como meu adversário começou a cometer vários erros na abertura n deu p n pensar em vencer e com um ataque suicida tentado pelo meu adversário passei uns 5 minutos pensando e vi um golpe tático muito bonito q fez meu adversário abandonar imediatamente antes dos 20 lances acabando muito rápido a partida mas isso n quer dizer q as coisas duraram pouco pois ainda tive q esperar muito pois a partida de Gilson e Gildemar durou mais de 4 horas e fez com q o torneio terminasse quase meia noite.

Não posso deixar de comentar a atitude belíssima de Gilson na partida contra Gildemar q serve de lição para todos q acham q ganhar vale mais q td até q o orgulho e a decência, na partida o tempo de Gildemar estava já p cair em uma posição completamente empatada e Gilson avisou a Gildemar q o seu tempo ia cair q era melhor ele chamar o arbitro e solicitar a 10.2 e nos dias atuais q eu vejo os meninos e os pais dando apoio e incentivando as armações onde um da pondo p o outro ser campeão e os pais ainda batem palmas achando isso lindo ver uma atitude dessas é um tapa na cara das pessoas mostrando q ainda existe gente honrada no xadrez.

Sobre a minha atuação, sem palavras tenho q bater palmas p mim mesmo, eu fui decidido a ser campeão mas n sabia q a decisão era tanta assim kkkk

Nesse petrolinense inovei depois de 9 anos usei uma defesa diferente usando o jogo aberto q n é oq eu gosto contra o meu maior adversário em Petrolina e vencendo com uma técnica precisa no final, também joguei lindamente o final contra o Emidio com direito a sacrifício das 2 torres e dos peões da ala do rei e fechei com um lindo final contra o Anderson e com isso fiz 6 pontos em 6 partidas em um torneio pensado q valia o principal titulo da cidade colocando 1,5 pontos de vantagem para o segundo lugar, novamente sem palavras...

Com esse titulo cheguei a incríveis 10 titulos no ano um recorde absoluto na região e conquistando a tríplice coroa ( numero 1 do rating, Campeão do circuito e campeão petrolinense).

Por enquanto é isso na parte 2 eu falo oq achei do torneio e mais algumas coisas sobre o principal torneio de Petrolina.

Abraços a todos

Atenciosamente

Fabio Pires 

domingo, 8 de dezembro de 2013

TORNEIO DE SERRA TALHADA

Nesse ultimo sábado dia 7 de dezembro tivemos um torneio na cidade de Serra Talhada-PE na qual contou com a participação de vários jogadores de varias cidades sendo 3 deles de Petrolina (Fabio Pires, Jonathan Ferreira e Bráulio Siqueira).

O torneio foi disputado em 6 rodadas e estava com um bom nivel sendo que as maiores apostas estavam em Carlos Capivara e Fabio Pires, a grande expectativa era q o torneio seria decidido no confronto entre os 2 porem as coisas foram apenas 50% do esperado.

Logo na primeira rodada acabei cometendo um grave erro q jogou fora uma partida na qual eu tava muito superior e com isso foi embora também as minhas chances de titulo, foi muito sofrido perceber q já na primeira rodada após um grave erro tinha jogado as chances do titulo fora mas a vida continua tive q juntar as forças e voltar pq ainda restava muito torneio pela frente.

Na segunda rodada quase q a catástrofe da primeira afetava o resultado da segunda pois ainda abalado decidi trocar td sem querer ter dores de cabeça e entrei em um final um pouco inferior mas ai comecei a fazer oq aqueles q me conhecem sabem q faço de melhor em finais “tirar leite da pedra” e com isso forcei muito a posição do meu adversário q acabou errando muito e perdendo a partida.

Na terceira decidi voltar a forçar na abertura p n arriscar mais e meu adversário errou muito contra o meu habitual gambito da dama e venci de forma fácil.

Na quarta enfrentei um forte jogador de serra talhada o qual havia recentemente ganho a copa energia em Paulo Afonso-BA porem novamente voltei a forçar a abertura e meu adversário errou muito contra a minha francesa e ficou muito mau já no começo e com isso a posição foi só piorando até a hora q ficou insustentável e ganhei a partida.

Na quinta enfrentei o amigo Kalloka  o qual foi muito boa o e usei a samish e ficou uma posição bem interessante mas após um pequeno golpe tático ganhei um peão e aqueles q me conhecem sabem q é só oq gosto é um peão ai comecei a força e acabei ganhando a partida.

Na sexta e ultima rodada finalmente aconteceu o confronto tão esperando entre eu e o Carlos capivara porem a situação do confronto não era a esperada pois ele estava com 5 pontos e eu com 4 pontos e com um critério melhor q o meu então não existia sentido para nenhum dos 2 forçarem a partida e após poucos lances empatamos pela milionésima vez ninguém fora de Petrolina tem tantos empates comigo mas mesmo ele sempre me dando tanta dor de cabeça é um cara q eu considero muito.

O resultado final foi:
1º - Carlos Capivara
2º - Romero Moraes
3º - Fabio Pires
 ....
7º - Jonathan Ferreira
12º - Bráulio Siqueira

Após o torneio teve uma bela confraternização entre o pessoal de Paulo Afonso, Serra Talhada e Petrolina o qual tivemos aquelas velhas partidas apostadas e partidas com vantagem de tempo de 5x2 o qual impressionou muita gente kkkkkk

Sobre o torneio foi muito bom mesmo o arbitro esta de parabéns a postura dele durante a competição engrandeceu ainda mais o evento e a forma q fui recebido também faz com q eu tenha gostado ainda mais do evento e me mostra q tenho q viajar mais pois estou recebendo mais valorização fora de Petrolina q aqui dentro da cidade.

Agradeço ao Tio Chico pelo convite e pela recepção.

Abraços a todos

Atenciosamente
Fabio Pires dos Santos

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CAMPEONATO PETROLINENSE 2/3 CONCLUÍDOS CHEGANDO A RETA FINAL

Caros leitores

Esta acontecendo o principal torneio de Petrolina o campeonato petrolinense que foi reconhecido pela associação em 2001 e de lá até agora só tivemos 4 vencedores sendo eles:
Agnaldo Melo, Gilson Rosa, Fabio Pires e Emidio Santana.

O evento desse ano esta acontecendo em 6 rodadas no ritmo de 2 horas e 2 partidas por dia sendo disputadas nos dias 30/11, 01/12 e 14/12 ou seja os dois primeiros dias já foram jogados e com isso já tivemos 4 partidas 2/3 do torneio já foram concluídos.

Estão disputando esse evento 15 jogadores sendo eles:
1- Gilson Rosa
2- Fabio Pires
3- Emidio Santana
4- Bruno Antunes
5- Álvaro Cristiano
6- Anderson Amorim
7- Genilson Lima
8- Leandro Rosa
9-  Valdinei Silva
10- Rodolfo Porto
11- Luiz Eduardo
12- Martinho Lutero
13- Rafael Carvalho
14- Henrique Melo
15- Gildemar Santos

Sobre as disputas lá vai um panorama sobre as rodadas.

1-     Rodada
(Mesa 1) Gilson 1 x 0 Valdinei
(Mesa 2) Rodolfo 0 x 1 Fabio
(Mesa 3) Emidio 1 x 0 Luiz
(Mesa 4) Martinho 0 x 1 Bruno
(Mesa 5) Álvaro 1 x 0 Rafael
(Mesa 6) Dyogenys – x + Anderson
(Mesa 7) Genilson 1 x 0 Henrique
(Mesa 8) Gildemar 0 x 1 Leandro

2-     Rodada
(Mesa 1) Anderson 0 x 1 Gilson
(Mesa 2) Fabio 1 x 0 Alvaro
(Mesa 3) Leandro ½ x ½ Emidio
(Mesa 4) Bruno 0 x 1 Genilson
(Mesa 5) Valdinei 1 x 0 Martinho
(Mesa 6) Rafael 0 x 1 Rodolfo
(Mesa 7) Luiz 1 x 0 Henrique
(Mesa 8) Gildemar 1 x 0 Bye

3-     Rodada
(Mesa 1) Gilson 0 x 1 Fabio
(Mesa 2) Genilson 0 x 1 Leandro
(Mesa 3) Emidio 1 x 0 Bruno
(Mesa 4) Álvaro 0 x 1 Luiz
(Mesa 5) Rodolfo 0 x 1 Anderson
(Mesa 6) Valdinei ½ x ½ Gildemar
(Mesa 7) Martinho 0 x 1 Rafael
(Mesa 8) Henrique 1 x 0 Bye

4-     Rodada
(Mesa 1) Fabio 1 x 0 Emidio
(Mesa 2) Anderson 1 x 0 Genilson
(Mesa 3) Leandro ½ x ½ Gilson
(Mesa 4) Bruno 1 x 0 Rafael
(Mesa 5) Luiz 1 x 0 Valdinei
(Mesa 6) Gildemar ½ x ½ Alvaro
(Mesa 7) Rodolfo ½ x ½ Henrique
(Mesa 8) Martinho 1 x 0 Bye

com esses resultados temos a seguinte classificação:

1 – Fabio Pires (4 pontos)
2 ao 4 – Anderson Amorim, Luiz eduardo e Leandro Rosa (3 pontos)
5 e 6 – Emidio Santana e Gilson Rosa  (2,5 pontos)
7 ao 9 – Gildemar Santos, Genilson Lima, Bruno Antunes (2 Pontos)
10 ao 13 – Rodolfo Porto, Álvaro Cristiano, Henrique Melo e Valdinei Silva (1,5 pontos)
14 e 15 – Martinho Lutero e Rafael Carvalho (1 ponto)

a 5º e penúltima rodada já esta definida e é a seguinte:

(Mesa 1) Fabio  x  Anderson
(Mesa 2) Luiz  x  Leandro
(Mesa 3) Gilson  x  Emidio
(Mesa 4) Genilson  x  Gildemar
(Mesa 5) Rodolfo  x  Bruno
(Mesa 6) Henrique  x  Valdinei
(Mesa 7) Álvaro  x   Martinho
(Mesa 8) Rafael 1 x 0 Bye

sobre o evento como um todo só falarei depois de terminado afinal eu não posso falar nada agora sem o evento ter terminado e depois mudar de idéia então terei q ver todo o contesto e no final tirar minhas conclusões.

Mas sobre as partidas eu posso dar minha opinião.

Acho que até o momento houveram poucas surpresas a primeira surpresa foi a forma fácil como Gilson ganhou de Anderson que é um dos mais fortes do torneio mas que jogou de uma forma amadora e perdeu sem colocar resistência e para mim isso foi uma surpresa, a segunda surpresa foi feita por mim que me deu muita alegria pois mostra muito o meu caráter no xadrez em saber analisar a situação do torneio e decidir como jogar e sem temer ninguém, isso porque eu aprendi a jogar xadrez a exatos 10 anos e após 1 ano que havia aprendido escolhi a abertura francesa de negras sem nunca mais usar nenhuma outra ou seja são 9 anos sem usar nenhuma outra o que me deixou sem experiência para outras aberturas porem após a derrota de Anderson p Gilson eu percebi que tinha que vencer Gilson de qualquer forma pois com o empate provavelmente ele seria o campeão petrolinense então quando cheguei em casa coloquei o computador p funcionar e fui buscar a Philidor que deixa um jogo aberto comparando com a francesa mas para aqueles que conhecem o meu estilo de jogo e o de Gilson sabem que o jogo aberto não me agrada e é o que mais agrada Gilson então pq eu escolhi essa linha? Pelo seguinte eu não me importava se perdesse a partida mas tinha que lutar pela vitória e n entrar em linhas de empates e com o jogo aberto eu poderia trabalhar minha capacidade de cálculos longos de variantes coisa que eu lembrei que tinha após a copa Petrolina então decidi ver quem calcularia mais e seja o que deus quiser, mas no final das contas não foi o calculo de variantes que venceu e sim o jogo posicional pois depois de me atacar muito e não conseguir ultrapassar a minha defesa Gilson ficou posicionalmente inferior e com isso decidiu trocar as torres porem a minha malicia de jogo posicional me mostrou na hora que aquela troca de torres foi errada pois dobrou um peão que parecia inofensivo em um final com damas mas foi ai que comecei a trabalhar firme e depois de quase 70 lances conquistei a vitória, a terceira surpresa foi o empate de Gilson com Leandro não que seja uma surpresa afinal o Leandro é um grande jogador mas vejam esse empate praticamente tirou as chances de Gilson chegar ao titulo e ainda colocou ele na 6º posição com um total de 15 jogadores levando em conta que ele é o atual campeão e que vinha como um dos 2 grandes favoritos então pode se chamar de surpresa.

Agora eu me arrisco a dizer que o titulo esta na disputa entre 4 jogadores são eles:
1-     Fabio Pires ( 4 pontos )
2-     Landro Rosa (3 pontos)
3-     Anderson Amorim (3 Pontos)
4-     Luiz Eduardo (3 pontos)

E para mim a grande revelação é Luiz Eduardo que em seu primeiro petrolinense encontra-se entre os 4 com chances de titulo deixando para traz fortes jogadores inclusive 2 ex-campeões petrolinense.

Sobre a minha atuação acho que estou gostando muito nas minhas duas primeiras partidas os meus adversários erraram na abertura o que facilitou muito o resto do jogo tanto é q as  partida são de 2 horas mas se juntar as duas eu n gastei 30 minutos.

Na terceira tive minha grande partida com Gilson a qual gastou quase 4 horas mas foi muito prazerosa.

E na quarta voltei a unir duas coisas que vem sendo meu carro chefe nesse torneio abertura e cálculos de variantes longos pois meu adversário Emidio errou na abertura ficando deis do começo com o jogo afogado com um cavalo e um bispo presos defendendo 2 peões quem tiver visto a partida viu que eu até pude trabalhar de forma devagar nem roquei e avancei a ala do rei devagar e até fiz lances de vai e vem com o rei como lances descansados pois o meu adversário se encontrava muito restrito pelo erro na abertura e no final fiz um calculo muito longo onde pude sacrificar uma torre em um cavalo e outra torre em um bispo e um peão deixando o meu adversário pegar meus peões na ala do rei e ameaçar coroar porem como o calculo foi preciso eu com 3 peões passados apoiados pelo bispo pude chegar para coroar antes e vencer a partida.

Agora eu tenho que decidir como vou jogar as 2 ultimas partidas pois só preciso de 2 empates para me tornar campeão porem a próxima partida eu jogarei de brancas e posso até garantir o titulo com uma rodada de antecedência então tenho 2 semanas para pensar e criar uma estratégia até pq meus adversários também estão querendo o titulo então nada esta decidido.

Abraços a todos e até dia 14 com a finalização do petrolinense