quinta-feira, 30 de junho de 2011

MUDANÇAS NAS REGRAS DA FIDE


No ultimo congresso da FIDE foi acordado varias mudanças nas regras de competições que começarão a ser utilizadas a partir de 1 de julho, então aqueles que estão pensando em participar do torneio Aberto do Brasil de Juazeiro do Norte já estejam prontos pois já estarão valendo essas novas regras.

No geral foram mudadas duas coisas uma sobre o Rating FIDE e outra para os organizadores e arbitros que terão que se adaptar as novas mudanças, nesse primeiro momento só irei falar sobre as mudanças no rating pois é o mais intereçante para nós jogadores futuramente falarei sobre as outras mudanças.

Novo Rating

Na Assembléia Geral da FIDE 2010 realizada em Khanty-Mansiysk, foram aprovadas mudanças que terão efeito em competições válidas para Rating FIDE que se iniciarem a partir de 1º de julho de 2011. O Regulamento de Rating FIDE teve algumas alterações interessantes, direcionadas para o jogador “Unrated”- UR. Em seu primeiro torneio válido para rating FIDE, se o jogador UR (sem rating FIDE) não pontuar contra jogador com rating FIDE, ou não tiver enfrentado pelo menos 3 jogadores com rating FIDE, seu escore será desconsiderado para efeito de cálculo do rating inicial. Todavia, nos eventos subsequentes, seus escores (inclusive zero pt) ou partidas com menos de 3 jogadores, com rating FIDE, passam a ser acumulados para formação do seu rating inicial. O chamado bloco unitário, que consiste em única partida jogada no torneio contra jogador com rating FIDE, será aceito a partir do segundo evento.
Se o jogador UR fizer mais de 50% dos pontos possíveis em 9 ou mais partidas, o seu rating inicial será igual ao rating médio dos adversários acrescido de 15 pontos, a cada meio ponto que fizer a mais de 50% dos pontos. Exemplo: se o UR fizer 5 pontos em 9 partidas contra adversários com rating médio igual a 2200, o cálculo do seu rating inicial [R(u)] será: R(u) = 2200 + 15 = 2215.

Outra novidade é a relativa ao coeficiente (k) para efeito de cálculo de rating de novos jogadores (enquanto não tenham completado 30 partidas). O coeficiente k será igual a 30 (ao invés de 25), o que implica em maior alavancagem.

com essas mudanças sera mais facil para um jogador abrir o seu rating FIDE e os jogadores que abriram e ainda não completaram os 30 jogos poderão ganhar ou perder mais rating em uma partida agora crescer só depende de nós.

a Fide tambem tem uma outra mudança proposta para os outros jogadores com rating fide porem essa eu só irei divulgar quando tiver todas as informações confirmadas e com data para iniciar.

abraços...

Nenhum comentário:

Postar um comentário