domingo, 30 de outubro de 2011

2003 a 2011 MEUS 8 ANOS NO XADREZ.

Esta fazendo exatos 8 anos que o xadrez entrou na minha vida e foram 8 anos de muitas historias e muito amor pelo xadrez.

Eu sempre dividi as eras do xadrez em Petrolina em 3 partes a primeira é a era associação sanfranciscana a segunda os carrancudos e a terceira a era escolar cada uma teve um grande benefícios para o xadrez em nossa região e tem muitas historias p contar.

Em outubro de 2003 foi dado inicio um projeto de xadrez no centro de arte e cultura Ana das carrancas dos jogadores mais conhecidos em Petrolina que participaram dessas aulas na mesma época foram o Jonathan Ferreira, Gilson Rosa, Maciel Carvalho e Fabio Pires.

Acho que o motivo por essa geração ter sido a q evoluiu com mais velocidade era o espírito que existia lá que misturava amizade e a necessidade de ganhar no começo a minha grande disputa era com o Jonathan que até hoje faz questão de passar na minha cara que no primeiro torneio do carranca ele ganhou de mim kkkk, outra grande disputa que tinha era p ver quem seria o primeiro do rating do mês pois o rating la era medido todo mês fora o xadrez ainda existia muitas amizades e paqueras pq na quela época existia muitas mulheres jogando xadrez acreditem se quiserem kkkkk.

No primeiro torneio que eu participei foi uma vergonha chegamos achando que éramos os caras porem no primeiro confronto dos carrancudos x associação sanfranciscana foi uma surra horrível q tomamos.

Outros torneios vieram e nessa época o primeiro do rating era o Agnaldo melo que nessa época ainda n era professor mas ganhava quase tds os torneios q tinham mas emidio começou a evoluir muito rápido e chegou ao ponto de ter uma verdadeira guerra entre emidio x Agnaldo mas guerra só no tabuleiro pq eles eram grande amigos.

Eu me sentia muito frustrado pois todos do carranca já aviam ganho seus trofeis menos eu acreditem eu fui o ultimo a ganhar um torneio (mas quando comecei peguei o gosto kkkk)

1 ano e 5 meses depois de ter começado no xadrez eu consegui assumir o primeiro lugar no rating petrolinense uma evolução muito rápida e fiquei na liderança por muito tempo até q o rating de Petrolina fosse extinto.

Aproximadamente 2 anos após ter começado a jogar eu me afastei do carranca o motivo n preciso nem falar tds já sabem e cada um tem sua teoria sobre isso e como eu n vim fazer polemica só vim contar a historia desses 8 anos então vamos deixar isso p lá.

Nesse período eu já estava na minha melhor faze ganhava quase td o época boa.

Mas ai veio o meu primeiro período de embernação pois me afastei p estudar p o vestibular fiquei 6 meses afastados foram 4 meses p estudar e mais 2 meses p treinar p voltar a jogar sem fazer muito feio e quando voltei tava com a bola toda no ano dos torneios q participei só n ganhei 1 o qual fiquei em segundo mas o motivo foi pq vieram 6 jogadores de recife e eu fui o único q fiquei entre eles eu tava muito bem mas no final do ano eu fui embora p morar em São Paulo.
Em são Paulo fiquei 1 ano e 6 meses sem jogar e quando voltei p Petrolina estava preocupado afinal n queria fazer feio pois eu já tinha sido o melhor e os melhores sempre tem q estar no topo mas p minha surpresa no primeiro torneio q participei só tinha crianças tinha começado uma nova era na qual td mundo achava q tinha capacidade de virar professor ai começaram a dar aulas e em vez de jogar xadrez só queriam ganhar dinheiro com o xadrez coisa q até hoje me deixa muito triste mas o bom é q n existia pressão sobre mim afinal aquelas crianças n sabiam quem eu era p elas o grande era Gilson Rosa que vinha ganhando td q tinha mas nesse primeiro torneio eu acabei ganhando.

E começou um grande disputa entre eu e Gilson p decidir quem era o melhor era até engraçado ouvir uns dizendo eu acho Gilson melhor e outros dizendo eu acho Fabio melhor kkkkk eu nunca tive a pretensão de querer ser melhor de nada o bom mesmo é essa disputa antes tinham vários jogadores bons p disputar mas o nível dos jogadores avia caído muito e agora era só eu e Gilson.

Logo a pos o petrolinense de 2010 eu e Gilson nos enfrentamos em um match histórico p Petrolina pois acho importante esse tipo de match eu gostaria q Agnaldo e emidio tivessem jogado um match assim em 2005 onde ninguém sabia qual era o melhor teria sido histórico, mas então voltando ao match entre eu e Gilson foi muito disputado depois do match eu até falei p Gilson q o desafiei pq queria mesmo provar a Petrolina o meu jogo e achava q ganharia com facilidade eu sou muito inocente pq foi nesse match q vi o quanto Gilson é forte e por um momento durante o match eu até pensei meu deus pq eu desafiei ele será q eu vou perder? O negocio foi tenso mas no final acabou dando td certo e eu ganhei pelo placar de 5.5 a 3.5  e to doido por outro match com ele pq mesmo q eu perca a disputa é muito boa e uma boa partida de xadrez vale mais q uma vitória.

Nesses 8 anos fiz muitas amizades importantes e a cada época tive um grande adiversario no tabuleiro p me incentivar a treinar p conseguir ganhar primeiro foi Jonathan depois veio Pablo e atualmente Gilson.

Por causa do xadrez já conheci muitos lugares eu já joguei torneios nos seguintes lugares: Juazeire-BA, Bonfim-BA, Salvador-BA, Petrolina-PE, Caruaru-PE, Cabrobó-PE, Dormentes-PE, Recife-PE, Juazeiro do Norte-CE, Maceió-AL, São Paulo-SP, São Sebastião do Paraíso-MG.

Foram todas boas viagens que eu tenho muitas lembranças.

Agradeço a todos que participaram desses 8 anos e que venham mais 100 pela frente pq eu posso até largar o xadrez mas o xadrez nunca era me largar.

E aqueles q me conhecem sabem q eu tenho uma péssima memória então se alguém lembrar de algum acontecimento legal nesses 8 anos pode comentar aqui ou manda p o meu e-mail p eu recordar afinal recordar é viver e eu queria lembrar tds os grandes momentos desses meus 8 anos no xadrez.

Abraços     

Um comentário:

  1. Fábio!
    Parabéns pela marca... Pela performance apresentada nos últimos encontros enxadrísticos, por certo você ainda tem muito chão para crescer no xadrez.
    Um abraço

    ResponderExcluir