terça-feira, 28 de agosto de 2012

3º JOGOS DA INTEGRAÇÃO


Ontem tivemos o terceiro jogos da Integração realizado pela prefeitura de Petrolina e que foi valido pelo Rating Fide Rápido e contou com R$ 900 em premiação e 6 lindos troféus (3 para o masculino e 3 para o feminino) e mais varias medalhas muito bonitas.

O torneio teve 59 atletas inscritos sendo que desses 13 eram jogadores com Rating Fide e desses os 4 únicos campeões Petrolinense mostrando a força do torneio.

Sobre os 59 atletas inscritos muitos não participaram e por não ter sido feito uma chamada inicial para ver quem estava presente tivemos muitos W.O. e isso prejudicou muito alguns jogadores.

Pela a primeira vez nos jogos da integração o torneio foi disputado de forma mista feminino e masculino só sendo separado na hora da premiação e demonstrou a força das mulheres que vem mostrando que a geração Judit Polgar veio para ficar.

O torneio foi organizado e arbitrado pelo Sr. Raimundo Amorim que deis do primeiro jogos da Integração vem comandando esse que já é um dos principais torneios de Petrolina.

sobre o torneio tivemos algumas surpresas no transcorrer da competição como alguns empates e derrotas que não eram esperadas e deixou a competição meio estranha pois os favoritos não estavam conseguindo mostrar o por que eram favoritos com a exceção de mim e Ramyres que terminamos a primeira parte do torneio com 4 em 4 e por tanto nos enfrentaríamos na segunda parte do torneio, já na segunda parte eu e Ramyres acabamos empatando o que fez com que embolasse tudo e para piorar na 6 rodada as duas primeiras mesas empataram e outros que vinham por fora acabaram ganhando e chegamos a sétima rodada com 6 pessoas com 5 pontos por tanto qualquer um poderia ser o novo campeão dos jogos da Integração, na ultima rodada eu que joguei todas as rodadas na mesa 1 acabei empatando e o Pablo na mesa 3 ganhou para o Jonathan e a Ramyres na mesa 2 acabou ganhando para o Gilson e assim ambos chegaram a 6 pontos e nos critérios de desempate tivemos o grande Pablo Silva como campeão dos jogos da Integração.

As primeiras colocações no masculino e no Feminino foram:

Masculino
1º Pablo Silva
2º Fabio Pires
3º Mateus Augusto

Feminino
1º Ramyres Coelho
2º Ingra Cavalcanti
3º Eryka Ribeiro

lembrando que os 3 primeiros de ambos sexos receberam troféus lindos da prefeitura e uma boa quantia em dinheiro.

Sobre as minhas impressões do evento: “a males que acontecem para o bem” o torneio seria disputado no salão aberto do Sesi porem um dia antes ouve uma festa e o salão ficou indisponível ai tiveram que transferir o torneio para duas salas e sinceramente eu gostei porque um torneio de xadrez é feito não só para se jogar mas também para fazermos amizades e conversarmos e como estava sendo disputado numa sala então quem queria conversar ia para fora e ficava se divertindo com o pessoal tornando assim o torneio mais divertido sem atrapalhar aqueles que estavam jogando, o ideal seria que fosse disputado em uma sala grande para caber todos os tabuleiros mas como não tinha o local foi bom acho até que prefiro lá do que mesmo no salão aberto.

Recentemente tivemos o ingresso de mais um arbitro em Petrolina o Senhor Cristiano que aumentou o quadro de árbitros e pelo que eu estive observando nos jogos da Integração em breve deveremos ter o ingresso de outro arbitro o Senhor Regivaldo que estava auxiliando na organização dos jogos e se mostrou muito interessado no evento e procurava dar atenção a todos e priorizando um pouco a elite e até ouvindo possíveis reclamações ou conselhos e até mesmo avisando os competidores sobre atrasos ou algo que acontecesse e eu como competidor que me dedico muito aos meus treinos gosto de ser bem recepcionado e eu também sigo a lógica quanto mais árbitros tivermos em Petrolina maior o numero de torneios e a qualidade dos torneios tornando assim Petrolina um pólo do xadrez nordestino.

Erra todos erram afinal se não errassem os jogadores de xadrez não perderiam nunca e se todos erram então não sou eu quem vai atirar a primeira pedra afinal a arbitragem assumiu o erro no caso acorrido nas partidas entre Bráulio x Cristiano e Jonathan x Valdinei que chegaram atrasados para jogar e perderam a partida por W.O. mas se um erro foi reconhecido e ouve a democracia pois foi instaurado um comitê para decidir o caso e tudo foi resolvido e até fiquei pensando como uma dica para a associação sanfranciscana que todos os torneios deveriam ter um comitê porem que não tivesse que ser pago nenhuma quantia afinal a democracia e os direitos dos atletas não tem preço e ninguém quer arriscar dinheiro em um comitê então pensem nisso.

Acho que os jogos da Integração só tiveram uma pequena falha pois como é que um dos principais eventos de Petrolina não ira valer pelo Rating de Petrolina isso é inexplicável pois para o fortalecimento de Petrolina e da competitividade da nossa cidade temos que ter vários torneios valendo pelo Rating Petrolinense e principalmente os grandes eventos, espero que a organização reveja sua posição e entre em contato com a associação para ajeitarem isso porque se não fosse esse detalhe o torneio seria impecável e ainda mais importante para nossa querida cidade.

E alguns pedidos para os organizadores de eventos:
1º O critério de desempate sobre quem joga mais vezes de negras é que nem loteria e o xadrez não deve ser decidido nada na sorte e sim no talento aquele que jogar melhor o torneio.
2º O critério de desempate em numero de vitórias nunca deve ser usado pois ele só ajuda aos mais fracos pois o cara perde uma ai corre por fora e o outro joga com os melhores empata duas partidas com fortes jogadores e perde isso é errado.
3º não deve ser usado tolerância zero quanto atrasos pois isso já se mostrou pelo mundo inteiro que não da certo eu acho que deve valer o tempo do relógio quando o tempo caiu ai perde a partida.
4º entre as rodadas deve ser dado um tempo razoável tanto para os jogadores descansarem quanto para que aja a integração entre os jogadores fora do tabuleiro pois se eles se divertem num torneio nunca largarão o xadrez.

Para finalizar eu gostaria de parabenizar a organização do evento que ficou a cargo do senhor Raimundo que eu fico meio sem saber como chamá-lo afinal ele é tanta coisa se chamo de professor, de arbitro, de organizador ou de senhor afinal é mais velho kkkk e parabenizar a prefeitura por apoiar o nosso esporte e já to ansioso pelos jogos da Integração do ano que vem.

Para maiores informações do evento acesse:

Atenciosamente
Fabio Pires dos Santos   

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário