domingo, 19 de agosto de 2012

TORNEIO DA ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA DE XADREZ


Nesse ultimo sábado dia 18 tivemos o torneio da associação Sanfranciscana de xadrez com o objetivo de arrecadar fundos para a associação e quando um torneio tem bons objetivos a tendência é ser um sucesso.

O torneio contou com a participação de 45 enxadristas entre eles 11 jogadores com rating Fide o que demonstra a força do torneio.

Tivemos também a inauguração de um novo arbitro em Petrolina o Sr. Cristiano que recentemente fez um curso de arbitragem aumentando assim o numero de árbitros em nossa região, Petrolina realmente esta crescendo aumentando o numero de jogadores com rating Fide e o seu numero de árbitros.

Uma duvida que surgiu no evento que eu não soube responder é 15 minutos é relâmpago ou rápido? Mas procurarei me informar sobre isso para que não aja mais duvidas posteriormente.

Esse evento teve a responsabilidade de ser o evento inaugural do Rating Petrolinense o qual foi extinto a muitos anos e acredito que esse rating devera deixar os eventos mais competitivos pois todos querem o topo.

Para mim a grande revelação do torneio foi o Sr. Agnaldo Melo que vinha sendo subestimado por já não mais apresentar aquele nivel que o tornou 4 vezes campeão Petrolinense, porem nesse evento ele venceu dois fortes jogadores (Emidio Santana e Ramyres Coelho) e com isso consagrou-se como Vice-Campeão do torneio.

Outro que teve um bom desempenho foi o nosso Vovô do xadrez o Prof. Emidio Santana que é um dos 4 guerreiros que são possuidores do titulo de Campeão Petrolinense e que igual ao Agnaldo também não vinha numa boa faze mas mostrou que a velha guarda esta de volta e conquistou o terceiro lugar no evento perdendo o segundo lugar no critério de desempate para o Agnaldo.

Ao titulo de Campeão eram os favoritos o Gilson Rosa e Fabio Pires mas com uma seqüência de 3 Empates o nosso atual Campeão Petrolinense o Gilson acabou ficando distante da primeira colocação e modéstia parte com uma boa atuação eu acabei me tornando o campeão fazendo 5.5 em 6 jogando enfrentando 4 jogadores Fides e com isso conquisto meu 4 titulo em 7 que disputei esse ano em Petrolina.

Acredito que esse evento tenha sido uma ótima preparação para os jogos da Integração que como nas anteriores devera ser o torneio mais forte do ano em Petrolina e valera Rating Fide Rápido e com uma grande premiação em dinheiro.

E para finalizar para os amantes do xadrez a associação Sanfranciscana agora esta com uma sede que esta reunindo os enxadristas nas sextas e nas segundas para estudos, treinos e diversão enxadristica o local e os horários por favor me perdoem por não informá-los pois eu sou o jogador de xadrez com a pior memória do mundo kkkkk mas entrem em contato com o presidente da associação o Sr. Emidio Santana que ele informara melhor.

Para maiores informações do torneio da Associação Sanfranciscana acesse: http://chess-results.com/tnr79376.aspx?art=1&rd=6&lan=10&fed=BRA&turdet=YES

Um comentário:

  1. Olá Fábio, tudo certo?

    Estou escrevendo só para esclarecer duas dúvidas que ficaram no seu texto:

    1 - O local dos encontros da Associação Sanfranciscana de Xadrez é o Centro Regional de Esporte e Lazer (Antigo Centro da Juventude ou Centro de Educação Física);

    2 - Sobre o rítmo de jogo, o Apêndice A1 das Leis do Xadrez em vigor (disponível no site da CBX, na seção Downloads - Regulamentos) diz o seguinte: "A1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser feitos num
    limite de tempo predeterminado de pelo menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos
    para cada jogador; ou o tempo principal + 60 vezes qualquer incremento é de pelo
    menos 15 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador.".

    Abraço,

    José Helton Araújo

    ResponderExcluir