terça-feira, 16 de setembro de 2014

ÚLTIMOS TORNEIOS NO VALE DO SÃO FRANCISCO...

Ola pessoal

Desculpem a demora em postar alguma coisa é que andei meio ocupado mas aqui estamos nós de novo...

Depois da minha ultima postagem tivemos 3 torneios consecutivos, foi um ritmo puxado. Todos os 3 torneios foram organizados pelo professor Agnaldo o qual vêm fortalecendo o xadrez na região junto com a Associação Sanfranciscana de xadrez.

Sábado verde e amarelo

O primeiro torneio foi o Sábado verde e amarelo o qual aconteceu em juazeiro. O torneio teve muitos problemas e quando eu digo muitos foram muitos mesmo kkk, o primeiro o qual teve muitas criticas foi o atraso para o inicio do torneio o qual teoricamente teve suas inscrições antecipadas que eu nem entendo o porque de inscrições antecipadas se no final das contas vão fazer as inscrições la na hora e ficar esperando os jogadores chegarem e com isso o torneio que tinha o horário de inicio estabelecido para 2 horas da tarde só teve seu inicio as 4 horas ou seja 2 horas de atraso!!! É meus camaradas... o segundo problema que o local dos jogos começou a pegar sol e com isso a cada rodada era tira cadeira daqui e coloca ali uma bagunça generalizada, o terceiro problema foi a arbitragem que sinceramente daquele dia em diante eu passei a não entender mais o motivo para existência de árbitros em torneios, pois acho q sem ele o torneio teria sido melhor... primeiro ele diz que o torneio vai ser com as regras novas ai quando eu faço um questionamento ele por não saber diz que vai usar as regras antigas (isso tudo durante o torneio) e não comunica o restante dos jogadores que as regras foram mudadas, mas isso ainda é o de menos, pois durante a minha partida com Gilson o barulho estava muito grande eu comecei a reclamar, quando questiono o arbitro ele me diz que não pode fazer nada, vamos por parte se os jogadores do torneio estão fazendo barulho atrapalhando o andamento das partidas o arbitro não pode fazer nada???? Então pra que arbitro?

Agora vamos ao torneio em si o qual teve a ilustre presença da lenda viva do xadrez são franciscano o Pablo Silva, o qual é um dos grandes nomes do xadrez na região mas que já fazia anos que estava afastado das competições veio disputar esse torneio o que trouxe uma pimenta extra para o torneio, pois todos ficaram se perguntando (será que o Pablo consegue bater o top 3?) e essa pimenta chegou nos olhos dos três grandes nomes do xadrez atual (Fabio, Ramyres e Gilson) os quais por não saber como estava jogando o Pablo ficaram preocupados e para piorar por não ter rating ele poderia a qualquer momento cair na mesa de um, então eu posso dizer q o torneio foi emocionante.

Um pouco de alivio surgiu para os 3 grandes após a quarta rodada quando o Pablo acabou empatando com o jovem Álvaro e com isso dificultou muito a sua chance de titulo, na quinta rodada tivemos o primeiro grande confronto entre eu e Gilson, a partida foi muito dura, muito tática e no final acabou em um empate, mas aqui fica os meus parabéns ao organizador o prof. Agnaldo que sempre foi dos organizadores de torneio aquele que mais entende a importância de 6 ou 7 rodadas nos torneios pois quanto mais rodadas mais bons confrontos teremos e foi graças a esse torneio ter tido 6 rodadas é que tivemos a ultima rodada fechada de forma tão bonita onde na mesa 1 tivemos o grande confronto de Fabio x ramyres e na mesa 2 de Pablo x Gilson, quer um jeito melhor para finalizar um torneio?

Na mesa 1 Fabio venceu a Ramyres e na mesa 2 Gilson venceu Pablo e com isso o torneio chegou ao final com eu e Gilson empatados, no critério de desempate eu conquistei o titulo de campeão, com Gilson em segundo e ramyres em terceiro, porem ela preferiu pegar o titulo de campeã feminino e com isso o Francisco subiu e ficou em terceiro no absoluto.

Troféu Independência

O segundo torneio foi o troféu independência o qual foi realizado no Sest Senat, acredito que por causa do atraso no primeiro torneio nesse segundo algumas pessoas decidiram nem participar mas a vida é aprendizado e esse torneio já teve um atraso menos que o primeiro, o que mostrou que a organização já procurou melhorar.

Esse torneio teve um grande nome o Matheus Augusto o qual demonstrou o seu potencial vencendo sua partida contra o Gilson e quase conseguiu a vitória contra mim, ao me colocar em uma posição muito difícil ele me propôs empate e eu não recusei pq a posição estava bem feia seria muita dor de cabeça, ele jogou muito bem conseguindo com isso ser o primeiro a conquistar um titulo esse ano fora os 3 grandes, com o jogo que ele mostrou nesse torneio vai ser mais um para brigar pelo titulo no super torneio da consulchess no dia 21 que contara com os melhores jogadores da região.

o resultado final do torneio foi

1º Mateus Augusto
2º Fabio Pires
3º Anderson Amorim

Aberto de Juazeiro

Ao terceiro torneio eu só tenho a dar meus mais sinceros parabéns para a organização que ficou a cargo de Agnaldo e seus alunos, o torneio eu posso dizer que foi o primeiro pontual do ano, praticamente sem atrasos o que mostrou a evolução da organização e proporcionou esse belo torneio.

Alem da pontualidade tivemos também uma sala separada para as primeiras mesas o que proporcionou um ambiente ideal para as grandes disputas, pois para aqueles que queriam ver iam entrava na sala e assistia no silencio sem atrapalhar os jogadores e com isso tivemos um ambiente padrão FIFA para jogar, o que proporcionou partidas extremamente fortes como foi o caso da minha partida com Gilson que foi totalmente tática e novamente acabou em um belo empate e a vitória de João Calvino sobre Valdinei, o mesmo fazia anos que estava afastado dos torneios e veio participar desse e teve um bom desempenho.

Outra coisa boa desse torneio é que trouxe de volta aos tabuleiros o Agnaldo o qual só vinha organizando os torneios mas não jogava e mostrou que o velho guerreiro ainda tem lenha pra queimar conseguindo um belo terceiro lugar no torneio.

A classificação final foi.

1º Fabio
2º Gilson
3º Agnaldo

Com isso fazendo um balanço geral desses 3 torneios tivemos uma grande evolução na organização e arbitragem dos torneios e trouxe de volta aos tabuleiros 2 grandes nomes da historia do xadrez na região sendo eles o Pablo Silva e o João Calvino, então os 3 torneios só trouxeram coisas boas para o xadrez na região e espero que continue assim.

Agora é esperar o 10º  torneio do ano o qual será o grande torneio da consulchess que será organizado pelo Valdinei Silva e promete juntar a elite do xadrez na região e com isso fazer o torneio ficar extremamente interessante e imprevisível o seu resultado fora a premiação que esta bem atrativa kkk.

Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário