sábado, 4 de outubro de 2014

TORNEIO DA CONSULCHESS (4ª ETAPA DA ASX)

Ola caros enxadristas, olha eu aqui de novo, demorou mas voltei...

Desde a minha ultima publicação tivemos o torneio da Consulchess, a qual foi valido pela 4 etapa da Associação Sanfranciscana de Xadrez.

O torneios foi o maior do ano até o momento, o qual teve uma premiação de R$ 500,00 e atraiu grandes enxadrista da região e até de fora, principalmente da cidade de Paulo Afonso.

O torneio foi muito bem organizado, o qual começou no horário estabelecido (coisa rara na região) e foi o primeiro que realmente fez valer a questão da inscrição antecipada, a primeira rodada foi divulgada na noite anterior ao evento, evitando assim com que pessoas chegassem lá na hora e quisessem se inscrever. Entretanto acredito que isso de divulgar a rodada com antecedência devera ser evitado, pois infelizmente não são todos os jogadores que respeitam o xadrez, pois mesmo fazendo sua inscrição e pagando com antecedência, muitos não apareceram e isso acarretou alguns W.O. inclusive na mesa 1, o qual prejudicou o rating e ainda poderia ter prejudicado a classificação final.

Como eu sempre digo “torneios bem organizados e com boa premiação, cria grande torneios”, esse torneio mostrou que tem como se fazer um torneio com boa quantidade de participantes, com bom nível técnico, começando na hora e em um ambiente silencioso.

Para mim o que mais demonstra isso que eu to falando foi a partida entre Emidio x Pablo, verdadeiras lendas vivas do xadrez na região, os quais não se enfrentavam em um torneio a muito tempo, tendo em vista que o Pablo estava a um longo tempo afastado dos torneios e o próprio Emidio raramente participa dos torneios, então um torneio que coloque esses dois gigantes frente a frente merece palmas.

O torneio foi de cara muito bom, pois colocou os melhores do rating na região, os 4 campeões petrolinense e mais a lenda do xadrez na região e também 3º lugar FIDE na região o Pablo, ou seja nesse torneio td poderia acontecer...

Na minha opinião o único problema foi a questão das rodadas, a qual me deixou muito chateado...

Mas para mim o que mais caracteriza esse fato foi que na ultima rodada, da mesa 1 até a mesa 5, as pessoas estavam disputando o titulo e os primeiros lugares. eu sou acostumado a ver torneios com rodadas suficientes para que a ultima rodada a grande disputa pelo titulo fique praticamente só na mesa 1, esse fato de ter tantas pessoas com a mesma pontuação acarretou comentários de alguns que estava nas primeiras mesas dizendo que deveria ter mais 1 rodada, que 6 foram pouco, etc...

Quando eu disse isso me questionaram!!! E para piorar ainda tive que ouvir no final do torneio que a quantidade de rodada se mostrou suficiente, como se eu tivesse errado, do 2 até o 5º ficaram empatados e a premiação foi para os critérios de desempate, mas a alegação foi que o campeão fez uma pontuação diferente então a quantidade foi suficiente, teoricamente se na primeira rodada 1 tabuleiro tiver um resultado de 1x0 e os outros empatarem já poderia terminar o torneio afinal 1 pessoa fez uma pontuação diferente.

Acredito que a questão de rodadas deve ser analisado pelo ponto de vista da quantidade de jogadores e do nível técnico do torneio, e ninguém melhor capacitado para isso que os jogadores.

O I conssulchess foi feito nas 7 rodadas em 2013 e se mostrou um sucesso e nesse ano teve essa falha mas mesmo assim ainda continua sendo o melhor torneio do ano até o momento.

Outras situações que aconteceram no torneio que não é de responsabilidade da organização e sim dos jogadores, eu não poderei falar mas todos que estavam presente sabem, o xadrez cada dia tem seu nome mais manchado por fatos tristes, espero que o Petrolinense não seja manchado por fatos assim...


Abraços a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário