terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA 2011 BRASIL



O ano chegou ao fim e agora podemos analisar um pouco o xadrez nesse ano que passou e tentarmos corrigir os erros e continuar com os acertos para que o xadrez em Petrolina, Pernambuco e no Brasil continue crescendo.

Vamos começar pelo Brasil que esse ano cresceu e apareceu no mundo do xadrez, tivemos o zonal da FIDE que pela primeira vez foi aberto pois as edições anteriores foram sempre fechados para jogadores convidados e com essa possibilidade que deram os jogadores da América latina inteira fazendo esse torneio aberto proporcionaram ao MF Evandro conquistar a sua norma de MI e 2 brasileiros conquistaram a vaga nesse torneio para participar da copa do mundo da FIDE são eles o GM alexandr Fier que foi o campeão e o MI Di Bernardino também conquistou uma vaga para a copa do mundo da FIDE, esse torneio foi realizado no Rio de Janeiro e participaram grandes jogadores de toda a américa latina.

O GM Darcy Lima conquistou a vaga para a copa do mundo da FIDE conquistando uma boa colocação no Continental que foi realizado no México.

Na Copa do Mundo os Brasileiro não obtiveram muito sucesso Darcy foi eliminado na primeira faze pelo que posteriormente viria a ser o campeão da copa do mundo o GM Russo Svidler, o MI Di Berardino também foi eliminado na primeira faze pelo famoso GM Americano Gata Kamsky, já o GM Fier obteve sucesso na primeira faze eliminando um dos melhores GM da China o Wang Yue Chi mas na segunda fazer foi eliminado pelo GM Russo Morozevich.

Na cidade de São Paulo tivemos a final de um dos principais torneios do mundo a final do grand slan da FIDE que contou com as maiores estrelas do mundo, essa final foi dividida em duas partes a primeira disputada no Brasil a segunda na Espanha a parte do Brasil foi vencida pelo GM Ivanchuk mas um acontecimento bem a cara do Brasil quase levou tudo a baixo pois no final do evento no Brasil Ivanchuk e sua esposa foram assaltados sendo que sua esposa acabou perdendo o seu passaporte e por isso não poderia ir do Brasil direto para a Espanha para acompanhar o marido porem Ivanchuk que liderava o evento disse que só jogaria se sua esposa fosse com ele e esse problema só foi resolvido no ultimo instante e o evento continuou na Espanha onde foi ganho por Carlsen e nas partidas de desempate disputadas entre Ivanchuk e Carlsen o jovem Carlsen levou a melhor e foi o grande campeão.

Nesse ano também tivemos o Mundial da Juventude que foi disputado em Goiás é a primeira vez que esse evento é disputado na américa do sul.

Após 40 anos o GM Mequinho voltou a participar do campeonato Brasileiro e mostrou que ainda esta em forma ficando com um honroso 3 lugar o grande campeão foi o GM Leitão que após um certo jejum de títulos mostrou que ainda é o cara.

Resumindo o Brasil teve grandes eventos e apareceu para o mundo porem a que preço? Imaginem quanto não custou para fazer uma final de grand slam ou o mundial da juventude são torneios caríssimos e com esse dinheiro poderia ser investido muito no desenvolvimento do xadrez para os brasileiros e não para os estrangeiros mas tudo tem seus pontos de vistas por um lado pode ser bom pq mostra o xadrez para todos e quem sabe assim o xadrez comece a ter o seu valor mas por outro cadê os torneios para os brasileiros? Para se crescer no xadrez precisa-se jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário