terça-feira, 27 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA PETROLINA 2011



Falando agora do ano de 2011 para os Petrolinenses para mim individualmente tivemos grandes conquistas e resultados espetaculares e um desenvolvimento muito bom nos jogos mas no coletivo a cidade ainda esta com muitos problemas.

Individualmente como falei tivemos o Prof. Emidio que conquistou o seu rating FIDE tornando-se o mais novo representante dos fides de Petrolina.

A XXXXX que conquistou o 10 lugar no sub-14 feminino no mundial da juventude e o 3º lugar nas olimpíadas sul-americanas.

O Fabio Pires (Eu) conquistei o 2º lugar no aberto do Brasil do Centenario e no final do ano acabei conquistando em dois torneios um total de 53 pontos de rating fide chegando até 2096 levando em conta que eu abri muito mau com 2011 e em 3 torneios já cheguei a 2096 até que n to mau kkkk.

A Ingra que obteve o seu terceiro titulo de campeã pernambucana estudantil e tornou-se a primeira a obter esse titulo e é de Petrolina, ela também nos representou no campeonato brasileiro estudantil.

Os irmãos Michael e Mateus estão faltando pouco para conquistarem o seu ratign FIDE pois participaram do aberto do Brasil e do mundial da juventude e com isso o Mateus ta faltando 2 partidas para abrir o rating e o Michael apenas 1 ou seja em breve teremos mais 2 fides.

Tivemos a volta em grande estilo do Bráulio Siqueira que após vários anos sem jogar voltou no torneio da FFPP e conquistou o segundo lugar.

Tivemos um grande crescimento nos jogos de Jonathan e Agnaldo que até um tempo desse o pessoal brincavam dizendo que eram cachorros mortos mas agora voltaram a morder e tiveram ótimos resultados nos últimos torneios.

Agora vamos filosofar um pouco “os grandes caíram ou os pequenos cresceram?” essa pergunta me remete ao ano de 2010 no qual eu e Gilson dominamos completamente ganhando quase todos os torneios que tiveram perdendo apenas 1 e eu acabei sendo o grande nome ganhando os principais inclusive o pernambucano, petrolinense, circuito e o match para Gilson.

Mas em 2011 tivemos uma revolução a qual me deixou muito feliz a maioria dos torneios ainda foram ganhos por eu e Gilson mas com muito aperto pois tivemos Emidio, XXXX, Anderson, que ganharam outros torneios fora a evolução no jogo de vários jogadores que mostraram que em 2012 o bicho vai pegar.

Em 2011 eu participei de poucos torneios foram apenas 5 torneio em Petrolina pois alem de eu estar desiludido com o xadrez aqui ainda teve o problema da faculdade que não me deixou muito tempo desses 5 que eu participei fui campeão de 2 e fiquei em segundo em outros 2 perdendo para Gilson em ambos os torneios no critério de desempate o meu grande caus aconteceu em um no qual o XXXX foi o campeão e eu fiquei apenas e 4º lugar coisa que deis de que eu voltei a Petrolina não avia acontecido.

Sobre os torneios cada vez estão mais escassos e quando tem é feito só para as crianças pois colocam um troféu para o absoluto e quinhentos para as categorias cobram 10 reais para inscrição e só dão 50 para o campeão ai impossibilita a participação dos melhores jogadores e faz com que Petrolina caia o xadrez fora que quando se tem patrocínios ai utilizam de porcentagem 90% vai para o bolso e 10% para o torneio triste não? Já to acostumado mas vcs acham que não já tentei fazer algo eu e Gilson organizamos um torneio no qual n estávamos tentando lucrar nada era para o xadrez e sabe o que aconteceu nenhum professor levou seus alunos e pior nem aparecer no torneio eles não apareceram pois para eles só é interessante que os seus alunos participem dos torneios deles pois o bolso vale mais que o xadrez.

Mas não entrem em depressão no geral eu gostei muito do ano de 2011 foi um ano muito bom para o xadrez individualmente Petrolina cresceu falta agora só o coletivo e eu tenho fé.

Para finalizar sem querer cutucar mas já cutucando para a federação pernambucana cadê o rating FIDE do pernambucano?

Abraços

4 comentários:

  1. Agnaldo
    Que torneio foi esse? Quando aconteceu?
    Todos os torneios com folders, passei sempre para meus alunos participarem.
    Desde o primeiro Magistral no ano passado, quando confirmei que estava com hipertensão tive que dar uma parada. Não estava me sentindo bem.
    O grande texte foi em Juazeiro do Norte. Se a pressão controlada por remédios subisse eu definitivamente abandonaria as competições. O xadrez não! Só quando eu morrer.
    O título do torneio da Proclamação serviu para levantar a minha auto-estima e com certeza em 2012 vou me preparar para jogar todas as competições dentro das minhas possibilidades.
    Independente de ganhar ou não, quero está presente, pois para mim é sempre um ambiente de confraternização.
    Feliz ano novo a todos que fazem o nosso xadrez.

    ResponderExcluir
  2. Fábio
    Favor onde tiver Agnaldo leia-se Fábio. Estou postando no escuro e para completar meu óculos está muito ruim
    Peço desculpas.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Fábio!!!

    Em 2011, ÁLVARO EM ABRIL GANHOU O SUB10, FOI O ÚNICO DO NORDESTE A CONQUISTAR O BRASILEIRO POR IDADE EM CATANDUVA-SP,e com mais esta conquista ele conseguiu o seu quinto título Brasileiro.
    Acho que merecia um pouco de destaque.

    Cristiano

    ResponderExcluir
  4. concertesa ele merece sim é q minha memoria n funciona muito bem eu lembrava q alvaro tinha conquistado um torneio mas n lembrava qual ai procurei colocar só oq eu lembrava p evitar confusões mas meus parabens ao alvaro q tambem foi um grande destaque em 2011

    abraços

    Fabio Pires

    ResponderExcluir