sábado, 21 de abril de 2012

CONHECIMENTOS SOBRE O BISPO


O bispo é a segunda mais complexa no xadrez, pois só perde em complexidade para o peão, parece estranho isso o peão q é a peça de menor valor e com o movimento mais simples seja a peça mais complexa e o bispo q só anda em diagonal ser a segunda mais complexa mas pior que é verdade e vou mostrar o porque, mas para começar irei falar do bispo.

Onde fica a complexidade do bispo?

Para começar o bispo pode ser dividido em 2 categorias especiais o bispo bom e o bispo mau, e nessas duas categorias ainda existem as sub-divisões que são os bispos estático e dinâmico, alem desses ainda existe uma situação especial que é a parede de bispos ou seja o par de bispo e dentro desse par de bispo ainda existe os bispos horwitz, ou seja existem vários tipos diferentes de bispos viu como eles estão ficando mais complicados?

Agora vamos destrinchar os tipos de bispos e entendê-los melhor.

Categorias

O bispo bom – é o bispo que encontra-se na cor oposta ao da sua cadeia de peões, o por que isso? É simples se o seu bispo andar nas casas brancas e os peões estiverem nas casas pretas então o seu bispo poderá andar sem ser bloqueado pelos seus próprios peões.
Uma duvida freqüente entre os amadores é q sempre preferem colocar os peões nas mesmas casas do bispo para o bispo proteger eles só que existe um certo problema sobre isso ( a defesa é um mau necessário e não um bem desejável ) com isso eu quero dizer q por mais que o bispo bom não possa defender os próprios peões ele pode atacar os do adversário e isso q importa pq se vc só se defende vai chegar o momento que ele vai vencer a sua defesa e irar ganhar por isso o bispo bom é uma arma tão poderosa.

O bispo mau – é o bispo que encontra-se na mesma cor da sua cadeia de peões, o motivo desse bispo ser considerado mau é que os próprios peões bloqueiam a passagem do seu bispo e esse bispo não pode atacar os peões do adversário pois esses estarão na casa de cor oposta, esse bispo é considerado a pior peça que se pode ter pois enquanto o bispo bom é melhor q o cavalo e contra o bispo mau o bispo mau é pior q o cavalo e que o bispo bom.

                                                            Foto bispo bom e bispo mau


Sub- divisões

Como já vimos existem o bispo mau e o bispo bom porem esses também podem ser divididos e veremos como agora.

O bispo bom dinâmico – quando é formada a cadeia de peões o bispo pode esta atrás da nossa cadeia de peões ou pode ficar na frente e quando ele esta na frente da nossa cadeia de peões é o melhor bispo do mundo pois esse tera sua ação dinâmica pois atacara o campo de defesa do adversário e atacara a base da cadeia de peões do adversário ou seja se vc tem esse tipo de bispo praticamente já tem a vitória.

O bispo bom estático – como nem tudo é perfeito o bispo bom também tem os seus defeitos quando ele fica atrás da nossa cadeia de peões a cadeia de peões do adversário impedira que o nosso bispo se infiltre na posição do adversário ficando preso essa situação é bem desagradável pois vc tem uma ótima arma na mão e não pode usar.

O bispo mau dinâmico – o bispo mau também pode ter um pouco de qualidade pois quando ele esta na frente de nossa cadeia de peões estará infiltrado na base do adversário e por mais q não possa atacar a cadeia de peões do adversário ele estará atacando a posição do adversário q ajudara a impedir que o adversário monte um ataque em vc e possibilita que vc monte um ataque nele.

O bispo mau estático – esse é o tipo de bispo q não vale praticamente nada pois ele esta atrás da nossa cadeia de peões e nunca ajudara no ataque só servira para a defesa ou seja praticamente vc esta jogando com uma peça a menos e muito provavelmente ira perder.

                                                          Foto bispos estático e dinâmico

Situações especiais

O par de bispo – para facilitar a compreensão eu digo logo o por de bispo é melhor q as outras possíveis combinações seja um bispo e um cavalo ou contra dois cavalos, o par de bispos é tão poderoso que quando se tem um par de bispos todos dizem que vc esta com a vantagem do par de bispo e para mostra mais uma vez o seu poder ainda chamam de parede de bispos, viu como o par de bispos é forte mas por que isso?
A resposta é simples qual o grande defeito do bispo é que ele não consegue atacar todo o tabuleiro pois o bispo q esta na casa branca sempre só ira atacar as casas brancas ou seja as peças do adversário que estiverem na casa preta nunca serão atacadas pelo adversário, mas com o par de bispo vc atacara todo o tabuleiro deis das casas brancas até as casas pretas e nessa situação nenhuma peça do adversário estará protegida contra o seu ataque.
Outra vantagem é q quando se tem os 2 bispos um complementa o outro no fato de que um será o bispo bom e o outro o bispo mau e com isso vc garante a sua defesa e o seu ataque.

Os bispos horwitz – esses bispos são a prova do instinto maligno e cruel dos bispos, pois a função desses bispos é destruir o adversário então se vc os tem o seu adversário estará com muito medo, mas como são esses bispos?
Quando vc tem o par de bispos apontados para o roque do seu adversário um exemplo seria se vc tem um bispo atacando a casa h7 e outro atacando g7 como o seu adversário saira dessa fria? Pois se avançar g6 para bloquear o ataque vc poderá entrar com o outro bispo em h6 ou colocar ele na diagonal que foi aberta q ataca até a casa h8 e se colocar a dama junto vira um mate, fora que existem vários tipos de sacrifícios nessa posição para dar um xeque-mate lindo no seu adversário.

                                                                Foto bispo horwitz

Agora que vimos os tipos de bispos vamos ver o básico sobre o bispo.

1-     para o bispo ter uma melhor qualidade ele prefere quando o centro esta aberto ou seja que não tenha peões no centro para não bloquear o seu ataque.
2-     Partidas abetas são sempre melhores para os bispos.
3-     Os bispos podem defender os complexos de casas fracas deixadas pela cadeia de peões.
4-     Os bispos atacam mais longe que os cavalos então quando vc tem espaço para atacar ou esta com um peão passado distante o bispo é bem melhor.
5-     Diferente do que muitos pensam o bispo faz ótima dupla com a torre e o cavalo faz com a dama.
6-     Nunca troque o seu bispo do fianqueto pois quando for trocado ele deixara um complexo de casas fracas no seu roque.
7-     Se vc chegar ao final com um bispo e um peão da coluna da torre contra o rei do adversário do rei e a casa de coroação for diferente ao da do bispo a partida ira empatar em qualquer outro caso é vitória.
8-     Se da mate com apenas 2 bispos no final e não é difícil não é um mate decorado simples.

Agora para finalizar uma partida onde o bispo mostra a sua força.


Play online chess

Nenhum comentário:

Postar um comentário