domingo, 1 de abril de 2012

FINAL DE SEMANA DE MUITO XADREZ EM PETROLINA

Esse ultimo final de semana dia 31 de março e 1 de abril tivemos dois torneios no dia 31 um torneio rápido e no dia 1º um torneio relâmpago que renderam muitos assuntos então se preparem q o texto é grande se sentem tomem um copo de água q lavem historia.

Vamos começar com o torneio do dia 31 que seria o torneio de abertura do rating de Petrolina e do circuito 2012 porem como eu disse ele seria se não tivesse dado uma “merda” no torneio, o torneio que tinha td p dar muito certo pois teve uma boa premiação um bom espaço acabou sendo prejudicado pela arbitragem pois o torneio q tinha sido determinado para ser disputado em 7 rodadas quando estava sendo disputado a 6 rodada o computador foi desligado mas ao religá-lo foi descoberto que o arbitro não avia salvo as rodadas e por isso se perdeu todos os dados do torneio oq gerou uma verdadeira bagunça pois cada um queria uma decisão diferente do q deveria ser feito o organizador ainda tentou uma abordagem diferente tentando fazer uma rodada extra ou um novo torneio ou até cancelar o evento afinal todos pagamos p jogar um torneio e não ser prejudicado mas o arbitro se opôs a isso e ainda aconselhou a alguns q se fosse feito rodada extra ou transferir o torneio p outro dia q pegassem o dinheiro de volta sobre pressão acabou sendo encerrado da forma q o arbitro queria como se td aquilo n tivesse acontecendo por culpa dele e nem preciso dizer q eu fui muito prejudicado por essa atitude pois acabei perdendo o segundo lugar mas vc acha q ele se importou com isso? Quando a pimenta é nos olhos dos outros td bem quando ele se sentiu prejudicado em juazeiro do norte ele brigou mas agora eu que fui o prejudicado, a vida é cruel não?

No dia seguinte tivemos o torneio relâmpago com 10 jogadores sendo eles: Gilson Rosa, Fabio Pires, Agnaldo Melo, Jonathan Ferreira, xxxxx, xxxxx, Ely Janes, Bráulio Siqueira, Francisco Bráulio e vindo de Caruaru o Cidclei.
Foi feito um shuring de 5 minutos o qual foi totalmente patrocinado pelo professor Agnaldo Melo.
Mas como no xadrez nunca tudo é um mar de rosas na 4 rodada o xxxxx e o xxxxx decidiram abandonar o torneio um fato q p mim se tornou totalmente incompreensível levando em conta q nas reuniões da associação foi determinado q seria proibido abandonar torneios sendo até q o Bráulio Siqueira, Jackson Ribeiro e o Jose Helton foram punidos por terem feito isso no petrolinense então a meu ver só existe 3 hipóteses a serem feitas agora a primeira seria punir o xxxxx e o xxxxx igual os outros foram punidos, a segunda retirar as punições q foram impostas a Bráulio, Jackson e Helton e depois rasgar e tocar fogo na ata da associação que foi tratado o assunto referente a o abandono de torneios e de agora em diante ficava autorizado qualquer um abandonar um torneio ou em terceiro lugar reconhecer q no xadrez de Petrolina uns mandam e desmandam e estão acima da lei e q a associação não é p a comunidade enxadristica e sim para o beneficio de poucos.

Voltando agora para o torneio do dia 31 tiveram mais 2 situações q me intrigaram a primeira foi q no petrolinense o arbitro me disse q o critério de desempate seria numero de vitórias com as pretas e eu falei q avia visto na cbx q era numero de partidas com as pretas porem ele me disse q tinha certeza era aquilo q ele tava dizendo e q a cbx avia escrito errado, bom ele tem curso de arbitragem então ele deve saber quem sou eu p discutir, porem após o petrolinense eu corri atrás de descobrir e fiquei sabendo q na verdade era mesmo o numero de partidas com as pretas então eu estava certo e o arbitro errado quando encontrei ele nesse torneio do dia 31 e fui falar com ele sobre isso eu percebi q ele já avia descoberto o erro dele mas ele não comunicou a associação e nem aos participantes do torneio e se desculpou pelo erro simplesmente ele guardou a informação p q não soubessem do erro.

Continuando no dia 31 também conversando com o arbitro sobre o rating ele me informou q o rating seria calculado com as 30 primeiras partidas com peso 30 e depois passaria para o peso 15 mas até onde eu sei na associação foi decidido que o peso seria 15 então ele tomou essa decisão de mudar uma coisa q foi determinado pela associação sem apresentar isso numa reunião ou seja as atas da associação estão servindo para que? O q se é decidido em uma reunião tem q ser acatado e só pode ser mudado levando isso para uma próxima reunião e num caso extremo somente o presidente pode determinar algo então ou as leis são seguidas ou não se faz leis simples.

Mas falando agora das partes boas do xadrez dou os parabéns ao Campeão do torneio do dia 31 o grande Gilson Rosa que nem precisa ser dito o quanto ele é um grande jogador e muito gente boa principalmente q no final do torneio ele gastou parte da premiação com os amigos kkkkkk, e meus parabéns para mim que ganhei o torneio do dia 1º. e para mim fazendo um balanço geral eu adorei rever o pessoal,  brincar, conversar com o pessoal por isso q o xadrez sempre vale a pena e meus parabéns ao professor Agnaldo pela organização de 2 torneios em um final de semana proporcionando essa integração entre a comunidade enxadristica.

Eu também gostaria de parabénizar o Jose Helton que a pouco tempo voltou ao xadrez e ta com muita vontade q o xadrez de Petrolina cresça em mais ou menos 2 meses q ele voltou ele já criou um site sobre o xadrez do vale do são Francisco, já comprou o programa swiss-manager o qual pelo q eu sei é muito caro algumas centenas de reais, já faz parte da diretoria da associação são franciscana e já esta programando um IRT para Petrolina e pelas poucas conversas q eu tive com ele vi q é uma pessoa q tem uma compreensão boa sobre a política enxadristica pois ele compreendeu quando eu solicitei uma punição para ele este compreendeu q eu só não queria abrir precedentes e q era só p servir de lição para os outros e essa compreensão é difícil de se ter pois muitos levariam para o lado pessoal e eu quando faço criticas ou falo algo de alguém n levo p o lado pessoal eu sei q é difícil acreditar mas eu tento ser o mais político possível.

Espero q ninguém se sinta atingido pelos meus comentários e q todos os envolvidos e a associação compreenda os fatos q eu coloquei e o porque eu os coloquei pois a sociedade tem o direito de saber, se em Brasília se pensa-se assim quem sabe a política do Brasil não ia p frente.

Atenciosamente
Fabio Pires

4 comentários:

  1. Caro amigo, Fabio Pires, a principio, parabéns pela vitória no torneio realizado neste domingo. Vi no decorrer desses anos a evolução do seu nível enxadrístico, não só o seu, como o de muitos jogadores da região e quero estender os parabéns a todos estes. A arrogância, infelizmente, caracteriza muitos enxadristas que por motivos não conhecidos julgam-se melhores que os demais jogadores. Apoio firmemente a ideia de uma punição justa para os que feriram com os acordos estabelecidos durante a reunião do Associação São Franciscana. Pois assim como durante o Petrolinense houve punição para alguns, não deverá ser diferente agora, caso não haja uma explicação devida por parte do Raimundo Amorim e do jogador Ronielly Coelho.
    Sigo desde já seu blog e gostaria que o mesmo você fizesse com relação ao meu estreante.
    Saudações enxadrísticas!

    ResponderExcluir
  2. Senhor Fabio,

    Primeiramente gostaria de pedir que tirasse meu nome e de meu pai de qualquer publicação no seu blog, pois não estar autorizado para isso.

    Depois gostaria de falar algo sobre suas “criticas”...
    Se você sabe quem é o arbitro de um torneio antes do seu começo e também sabe que ele não entende das regras, não sabe o que é xadrez ou algo do tipo porque você vai para esse tal torneio? Se o senhor não gostar do arbitro ou acha que ele não esta no seu nível de conhecimento ou mais não tem capacidade de arbitrar um torneio a qual você participa se retire do torneio ora!

    Agora sobre a punição sugerida por vossa “excelência”... Primeiro gostaria de saber se o torneio do dia 1º valia pela associação e se o organizador pagou as taxas de jogadores para ela. Vamos supor que sim... Então gostaria de pedir uma punição ao organizador por fazer um torneio sem condições de jogo (que mais parecia uma festa/resenha entre enxadristas), com jogadores bebendo, conversando sobre a partida valida, a realização das partidas em um bar onde o mesmo atendia aos clientes como um dia normal, um som de paredão ligado bem próximo e muitos outros motivos o deixava sem condição de jogo. Não querendo julgar ninguém, o organizador apenas queria uma resenha entre enxadrista, já você senhor Fabio quer coisa seria onde não tem!
    Abandonamos o que você chamou de torneio “serio” por motivos pessoas que não cabe explicação para vossa senhoria.

    E para finalizar acho que estas atitudes de somente criticar jogando num blog ou site para derrubar qualquer outro enxadrista é o que mais afeta o xadrez da região, você mesmo que se diz interessando em botar o xadrez pra frente com essas atitudes meu amigo, você só esta fazendo o contraria!

    Fica ai a dica!

    Ronielly Santana

    ResponderExcluir
  3. Senhor Ronelly sobre a retirada do seu nome e de vosso pai de qualquer publicação não se preocupe que farei isso imediatamente e acreditando q vc esteja falando em nome de toda a sua família então retirarei o nome de todos para vossa satisfação.

    eu nunca mencionei q acho q o vosso pai n entende de regras ou de xadrez pq se eu dissesse isso eu estaria falando oq sobre mim pq sempre quando eu tenho duvidas sobre regras eu pergunto p ele justamente pq ele sabe mais q eu, vc fez parecer q eu me acho tão grande jogador q p arbitrar um torneio q eu esteja tem q estar a minha altura coisa q eu acho ridículo pq eu nunca fiquei me gabando de mim no blog muito pelo contrario vivo fazendo publicações elogiando os outros como por exemplo quando vc e sua irmã ganharam o torneio da integração eu fiz a publicação (o ataque dos coelhos) o qual eu elogiei muito vcs.

    Vc também fez parecer q eu tenho algo contra o seu pai mas isso esta longe de ser verdade se existem duas pessoas q eu sempre considerei foram o seu pai e sua mãe q são pessoas q eu converso muito nos torneios, faço brincadeiras com eles e diversas vezes elogiei o seu pai como por exemplo pela organização do torneio da integração q foi muito bem organizado por ele.

    Sobre se eu sei quem é o arbitro e ainda decido participar do torneio e q eu deveria sair a resposta é simples o torneio pertence ao organizador o arbitro é só um funcionário se por acaso eu tivesse brigado com Agnaldo ai sim eu n participaria de um torneio dele por ser o organizador mas o arbitro n me afeta em nada na minha escolha de participar ou não do torneio.

    Sobre as punições q eu comentei é simples na primeira reunião a qual vc n compareceu foi discutido muito sobre as situações dos jogos escolares os quais as crianças estão jogando e quando perdem abandonam o torneio e punições foram propostas para conscientizar as crianças para q parem de fazer coisas desse tipo levando em conta q os jogos escolares não tem vinculo com a associação e q se a associação esta tentando acabar com isso então é pq a associação se preocupa com todos os fatos que acontecem no xadrez da região e se a questão das possíveis punições não serem levadas em conta pq n era um torneio oficial da associação eu aconselharia os q foram punidos no petrolinense a utilizarem de um fator o campeonato petrolinense não poderia ter sido oficial da associação pois a sua publicação e decisão de como ele seria feito foi antes da re-fundação da associação e todas as medidas legais da associação só foram tomadas após o torneio sendo assim não existe motivos para eles serem punidos de participarem do próximo petrolinense ou qualquer outra punição q eles tenham recebido, motivos pelos quais eu solicitei punições p alguns foi p n abri precedentes.

    Sobre dizer q as minhas criticas só faz colocar o xadrez p trás eu descordo pq vivi isso na pele, anos atrás a diretoria da associação me atacou violentamente sem motivos mas eles tinham o poder absoluto e usaram dele foi muito difícil aquela época, pensem em desistir do xadrez, por isso hoje eu faço coisas assim para q nunca mais o poder fique centralizado todos os jogadores são iguais deis do q aprendeu ontem até o campeão mundial e só divulgando os fatos bons e ruins, fazendo justiça é q o xadrez será p todos.

    tenho consciência dos meus atos quando eu critico alguém sei q pode ser q essa pessoa fique com raiva de mim mas não é a minha intenção mas não posso me abster da verdade doa a quem doer, por exemplo quando eu solicitei punição p Bráulio eu fiquei como vilão ele poderia ter ficado com raiva de mim ainda bem q pelo visto não ficou mas alguns q estavam na reunião solicitaram punições p ele absurdas praticamente queriam expulsá-lo do xadrez mas isso fica interno ninguém fala p ele e eu continuo como vilão é um risco q eu corro a cada vez q escrevo algo q nem agora q vc e sua família ficaram com raiva de mim fico triste em saber q perdi alguns amigos do xadrez mas mesmo q todos no xadrez me odeiem eu ainda amarei o xadrez e farei de td q estiver ao meu alcance pelo bem do xadrez.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio, tudo bem?

    Primeiramente, agradeço pelas palavras sobre a minha pessoa. Realmente, a minha intenção é fazer com que o Xadrez da região (que é muito maior do que qualquer pessoa ou interesse pessoal), seja organizado da forma que merece!

    Pensando nisso, gostaria de trocar umas idéias com você. Você pode me enviar seu endereço de e-mail? O meu é jheltonaraujo@gmail.com.

    Abraço,

    José Helton Araújo

    ResponderExcluir