sexta-feira, 1 de junho de 2012

CAMPEONATO MUNDIAL 2012





Teve fim o campeonato mundial de xadrez que foi disputado em Moscou na Rússia pelo atual campeão mundial o Indiano Viswanathan Anand e o desafiante e campeão do torneio de candidatos o Israelense Boris Gelfand.

No inicio do torneio todos apostavam muito em anand pois esse já estava na sua terceira defesa do titulo e esta em 4º lugar no rating mundial já o desafiante que não vencia o seu rival a muitos anos e se encontra em 20º lugar no rating, porem o match foi muito diferente do esperado, primeiro Gelfand estava mais ofensivo que Anand e segundo porque no termino das 12 partidas do match o placar acabou igual 6 x 6 com uma distribuição assim +1 – 1 = 10, pela quantidade de empates o mundo meio que se revoltou pois então surgiu a suposta “morte pela profissionalização” e esse match foi bastante criticado inclusive pelo ex-campeão mundial Kasparov, mas em contra partida o match também teve a defesa de outro ex-campeão mundial o Kramnik.

Ao termino das 12 partidas do match passou para o desempate onde foram jogadas 4 partidas em ritmo rápido onde o equilíbrio foi muito grande mas acabou dando o titulo para o atual campeão Anand que vendeu por 2,5 x 1,5 numa divisão de + 1 = 3.

A meu ver realmente esse match não foi proveitoso pois as partidas foram bem sem graça, cheias de preparação de computador e pouca criatividade e luta, para mim só tiveram 3 partidas interessantes a vitória de Gelfand onde ele impôs um ataque forte sobre o Anand e é uma partia que para mim foi bem instrutiva, a partida onde anand ficou com a torre e o cavalo contra dama e mostrou toda a sua capacidade defensiva impedindo que Gelfand ganhasse e a vitória de Anand na partida rápida onde Anand demonstrou uma técnica impecável de final de jogo muito alem da minha compreensão.

Para mim esse match me deixou entre duas situações por um lado eu torcia para o Gelfand que já esta com os seus 43 anos e muito provavelmente não tera mais outra chance e seria a conquista de uma vida mas por outro lado eu torcia por Anand por esse ser realmente melhor e que tem uma carreira que faz jus ao titulo de campeão mundial, fora que eu tenho a esperança de na próxima disputa venha a ser entre Carlsen e Anand acho que seria fenomenal e muito mais interessante.

Meus parabéns ao Campeão Mundial que mais uma vez defendeu o seu titulo e o manteve.



Atenciosamente
Fabio Pires  

Nenhum comentário:

Postar um comentário