domingo, 3 de junho de 2012

ABERTO DO BRASIL RELÂMPAGO


CAMPEÃO FABIO PIRES


Nesse sábado dia 2 tivemos mais um evento valendo rating fide, dessa vez foi o relâmpago que foi disputado na cidade de juazeiro e organizado pelo professor e arbitro Raimundo Amorim.

Dizem que “o conselho ajuda mas o exemplo arrasta” e realmente é a mais pura verdade pois o Helton fez um torneio tão bem organizado que não poderia não seguirmos o seu exemplo e assim o Sr. Raimundo o fez e também se saiu muito bem, o torneio transcorreu sem nenhum problema e manteve a estrutura do aberto rápido com o isolamento do local dos jogos e com a transmissão da partida da mesa 1 via filmagem para os espectadores, outra coisa que também foi muito boa é a adoção dos mesmos critérios de desempate do torneio anterior que para mim são os melhores deixando assim o torneio impecável.

sobre a minha participação eu não gosto muito de falar de mim mas tenho que abrir uma exceção pois acho q fiz um torneio impecável fazendo 8,5 em 9 sendo que só empatei na ultima rodada quando já era o campeão do evento mesmo com a derrota, joguei com todos os mais fortes do evento e realmente foram partidas que eu mesmo não esperava pois o relâmpago não é uma das minhas especialidades mas acho que vou ter que rever esse meu conceito kkkkk.

A meu ver não houveram surpresas no torneio acho que cada um que era favorito nas suas categorias conquistou suas colocações mostrando que quando o torneio tem muitas rodadas e esta bem organizado o resultado tende a ser o esperado pois os competidores podem se dedicar ao Maximo.

Nesses dois últimos eventos eu também reparei que praticamente todos estão com uma grande dificuldade no final do jogo pois jogam bem a abertura se desenvolvem bem mas se perdem no final achando que o final é simples, eu até entendo esse pensamento pois teoricamente se tem poucas peças deveria ser mais simples mas não é bem assim, eu faço esse aviso mais para aqueles que se sintam com algum problemas sobre o final e que precisem de alguma ajuda podem perguntar que eu irei ajudar a medida que eu possa, pois nesse ultimo evento muitas pessoas me fizeram perguntas que me fizeram ver que as pessoas tem duvidas o problema é que é difícil ter acesso a pessoas que possam ajudar.

Agradeço a Graça e a Raimundo que me convidaram a participar desse torneio pois se não fosse esse convite eu não teria participado justamente por não gostar de relâmpago mas pela consideração que eu tenho por eles não poderia deixar de participar.

Agora é se preparar para o próximo evento.

Atenciosamente


5 comentários:

  1. Parabéns por mais uma vitória Fábio.
    É muito bom ver o seu talento e acima de tudo a humildade em ajudar aqueles que desejam melhorar.
    Eu mesmo me aproveitei de vc pra tirar uma duvidazinha sobre finais hehehehe.
    Grande abraço.
    Paulo Junior

    ResponderExcluir
  2. valeu paulo Junior

    eu acredito que o xadrez só cresce com uns ajudando os outros e sempre é bom ver todos juntos nos torneios se divertindo vale mais que qualquer titulo por isso eu sempre penso que ganha mais quem mais se diverte.
    abraços
    Fabio Pires

    ResponderExcluir
  3. http://www.4shared.com/get/k8kkHTsc/nocautesfulminantes.html
    http://www.4shared.com/file/3bvctZWE/Fundamentos_de_Ttica_diagramas.html?
    estes ai são livros em pgn. o de fundamentos tática por segal
    e o nocautes fulminantes. a sobre os finais de jogo! eu tbm tenho dificuldades ! tipo si eu ficar so com os bispos no final para da xeque-mate.

    ResponderExcluir
  4. Oi francisco

    essa dificuldade que vc disse q tem com os bispos não é bem uma dificuldade de final pq ficar com o par de bispo no final p dar mate ja é uma finalização, o pessoal aqui ta mais é com dificuldade de trabalhar em posições de final mas no seu caso é bem simples o final de bispos é q nem o final de rei e torre p dar mate é decorado não tem mistério é pq ninguém ainda te mostrou mas me lembre no próximo torneio q eu te mostro e garanto q vc vera como é bem simples.

    abraços
    Fabio Pires

    ResponderExcluir