terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CAMPEONATO PETROLINENSE 2/3 CONCLUÍDOS CHEGANDO A RETA FINAL

Caros leitores

Esta acontecendo o principal torneio de Petrolina o campeonato petrolinense que foi reconhecido pela associação em 2001 e de lá até agora só tivemos 4 vencedores sendo eles:
Agnaldo Melo, Gilson Rosa, Fabio Pires e Emidio Santana.

O evento desse ano esta acontecendo em 6 rodadas no ritmo de 2 horas e 2 partidas por dia sendo disputadas nos dias 30/11, 01/12 e 14/12 ou seja os dois primeiros dias já foram jogados e com isso já tivemos 4 partidas 2/3 do torneio já foram concluídos.

Estão disputando esse evento 15 jogadores sendo eles:
1- Gilson Rosa
2- Fabio Pires
3- Emidio Santana
4- Bruno Antunes
5- Álvaro Cristiano
6- Anderson Amorim
7- Genilson Lima
8- Leandro Rosa
9-  Valdinei Silva
10- Rodolfo Porto
11- Luiz Eduardo
12- Martinho Lutero
13- Rafael Carvalho
14- Henrique Melo
15- Gildemar Santos

Sobre as disputas lá vai um panorama sobre as rodadas.

1-     Rodada
(Mesa 1) Gilson 1 x 0 Valdinei
(Mesa 2) Rodolfo 0 x 1 Fabio
(Mesa 3) Emidio 1 x 0 Luiz
(Mesa 4) Martinho 0 x 1 Bruno
(Mesa 5) Álvaro 1 x 0 Rafael
(Mesa 6) Dyogenys – x + Anderson
(Mesa 7) Genilson 1 x 0 Henrique
(Mesa 8) Gildemar 0 x 1 Leandro

2-     Rodada
(Mesa 1) Anderson 0 x 1 Gilson
(Mesa 2) Fabio 1 x 0 Alvaro
(Mesa 3) Leandro ½ x ½ Emidio
(Mesa 4) Bruno 0 x 1 Genilson
(Mesa 5) Valdinei 1 x 0 Martinho
(Mesa 6) Rafael 0 x 1 Rodolfo
(Mesa 7) Luiz 1 x 0 Henrique
(Mesa 8) Gildemar 1 x 0 Bye

3-     Rodada
(Mesa 1) Gilson 0 x 1 Fabio
(Mesa 2) Genilson 0 x 1 Leandro
(Mesa 3) Emidio 1 x 0 Bruno
(Mesa 4) Álvaro 0 x 1 Luiz
(Mesa 5) Rodolfo 0 x 1 Anderson
(Mesa 6) Valdinei ½ x ½ Gildemar
(Mesa 7) Martinho 0 x 1 Rafael
(Mesa 8) Henrique 1 x 0 Bye

4-     Rodada
(Mesa 1) Fabio 1 x 0 Emidio
(Mesa 2) Anderson 1 x 0 Genilson
(Mesa 3) Leandro ½ x ½ Gilson
(Mesa 4) Bruno 1 x 0 Rafael
(Mesa 5) Luiz 1 x 0 Valdinei
(Mesa 6) Gildemar ½ x ½ Alvaro
(Mesa 7) Rodolfo ½ x ½ Henrique
(Mesa 8) Martinho 1 x 0 Bye

com esses resultados temos a seguinte classificação:

1 – Fabio Pires (4 pontos)
2 ao 4 – Anderson Amorim, Luiz eduardo e Leandro Rosa (3 pontos)
5 e 6 – Emidio Santana e Gilson Rosa  (2,5 pontos)
7 ao 9 – Gildemar Santos, Genilson Lima, Bruno Antunes (2 Pontos)
10 ao 13 – Rodolfo Porto, Álvaro Cristiano, Henrique Melo e Valdinei Silva (1,5 pontos)
14 e 15 – Martinho Lutero e Rafael Carvalho (1 ponto)

a 5º e penúltima rodada já esta definida e é a seguinte:

(Mesa 1) Fabio  x  Anderson
(Mesa 2) Luiz  x  Leandro
(Mesa 3) Gilson  x  Emidio
(Mesa 4) Genilson  x  Gildemar
(Mesa 5) Rodolfo  x  Bruno
(Mesa 6) Henrique  x  Valdinei
(Mesa 7) Álvaro  x   Martinho
(Mesa 8) Rafael 1 x 0 Bye

sobre o evento como um todo só falarei depois de terminado afinal eu não posso falar nada agora sem o evento ter terminado e depois mudar de idéia então terei q ver todo o contesto e no final tirar minhas conclusões.

Mas sobre as partidas eu posso dar minha opinião.

Acho que até o momento houveram poucas surpresas a primeira surpresa foi a forma fácil como Gilson ganhou de Anderson que é um dos mais fortes do torneio mas que jogou de uma forma amadora e perdeu sem colocar resistência e para mim isso foi uma surpresa, a segunda surpresa foi feita por mim que me deu muita alegria pois mostra muito o meu caráter no xadrez em saber analisar a situação do torneio e decidir como jogar e sem temer ninguém, isso porque eu aprendi a jogar xadrez a exatos 10 anos e após 1 ano que havia aprendido escolhi a abertura francesa de negras sem nunca mais usar nenhuma outra ou seja são 9 anos sem usar nenhuma outra o que me deixou sem experiência para outras aberturas porem após a derrota de Anderson p Gilson eu percebi que tinha que vencer Gilson de qualquer forma pois com o empate provavelmente ele seria o campeão petrolinense então quando cheguei em casa coloquei o computador p funcionar e fui buscar a Philidor que deixa um jogo aberto comparando com a francesa mas para aqueles que conhecem o meu estilo de jogo e o de Gilson sabem que o jogo aberto não me agrada e é o que mais agrada Gilson então pq eu escolhi essa linha? Pelo seguinte eu não me importava se perdesse a partida mas tinha que lutar pela vitória e n entrar em linhas de empates e com o jogo aberto eu poderia trabalhar minha capacidade de cálculos longos de variantes coisa que eu lembrei que tinha após a copa Petrolina então decidi ver quem calcularia mais e seja o que deus quiser, mas no final das contas não foi o calculo de variantes que venceu e sim o jogo posicional pois depois de me atacar muito e não conseguir ultrapassar a minha defesa Gilson ficou posicionalmente inferior e com isso decidiu trocar as torres porem a minha malicia de jogo posicional me mostrou na hora que aquela troca de torres foi errada pois dobrou um peão que parecia inofensivo em um final com damas mas foi ai que comecei a trabalhar firme e depois de quase 70 lances conquistei a vitória, a terceira surpresa foi o empate de Gilson com Leandro não que seja uma surpresa afinal o Leandro é um grande jogador mas vejam esse empate praticamente tirou as chances de Gilson chegar ao titulo e ainda colocou ele na 6º posição com um total de 15 jogadores levando em conta que ele é o atual campeão e que vinha como um dos 2 grandes favoritos então pode se chamar de surpresa.

Agora eu me arrisco a dizer que o titulo esta na disputa entre 4 jogadores são eles:
1-     Fabio Pires ( 4 pontos )
2-     Landro Rosa (3 pontos)
3-     Anderson Amorim (3 Pontos)
4-     Luiz Eduardo (3 pontos)

E para mim a grande revelação é Luiz Eduardo que em seu primeiro petrolinense encontra-se entre os 4 com chances de titulo deixando para traz fortes jogadores inclusive 2 ex-campeões petrolinense.

Sobre a minha atuação acho que estou gostando muito nas minhas duas primeiras partidas os meus adversários erraram na abertura o que facilitou muito o resto do jogo tanto é q as  partida são de 2 horas mas se juntar as duas eu n gastei 30 minutos.

Na terceira tive minha grande partida com Gilson a qual gastou quase 4 horas mas foi muito prazerosa.

E na quarta voltei a unir duas coisas que vem sendo meu carro chefe nesse torneio abertura e cálculos de variantes longos pois meu adversário Emidio errou na abertura ficando deis do começo com o jogo afogado com um cavalo e um bispo presos defendendo 2 peões quem tiver visto a partida viu que eu até pude trabalhar de forma devagar nem roquei e avancei a ala do rei devagar e até fiz lances de vai e vem com o rei como lances descansados pois o meu adversário se encontrava muito restrito pelo erro na abertura e no final fiz um calculo muito longo onde pude sacrificar uma torre em um cavalo e outra torre em um bispo e um peão deixando o meu adversário pegar meus peões na ala do rei e ameaçar coroar porem como o calculo foi preciso eu com 3 peões passados apoiados pelo bispo pude chegar para coroar antes e vencer a partida.

Agora eu tenho que decidir como vou jogar as 2 ultimas partidas pois só preciso de 2 empates para me tornar campeão porem a próxima partida eu jogarei de brancas e posso até garantir o titulo com uma rodada de antecedência então tenho 2 semanas para pensar e criar uma estratégia até pq meus adversários também estão querendo o titulo então nada esta decidido.

Abraços a todos e até dia 14 com a finalização do petrolinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário