segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CONSIDERAÇÕES FINAIS DE 2013

Ola pessoal o fim do ano chegou e que ano em? 18 torneios sendo 15 torneios rápidos 1 torneio relâmpago 2 torneios pensados e 1 desses torneios pensados foi um torneio misto onde as partidas de desempate eram no ritmo relâmpago, com tantos torneios tivemos um total de 125 partidas onde 90 foram rápidas, 19 relâmpagos e 16 pensadas.

Desses 15 torneios rápidos 13 foram validos pelo rating da ASX oq mostra q tivemos muita movimentação no rating esse ano oq deixou td ainda mais emocionante.

Tivemos disputas emocionantes e recordes sendo quebrados e um ano muito produtivo para o xadrez de Petrolina tanto dentro como fora onde tivemos a conquista da Ramyres Coelho ganhando a Gymnasiade e a de Jonathan Ferreira ganhando o Pernambucano Rápido.

Em Petrolina eu fiz historia ganhando o Petrolinense, o circuito e liderando o rating e no circuito tivemso 13 jogadores q conseguiram entrar onde eu ganhei 10 titulos contra 3 de Gilson, 2 de ramyres, 2 de ronielly e 1 de Matheus.

Acho q esse ano foi a construção da estrutura inicial para o desenvolvimento do xadrez na nossa região e se continuar assim td indica q 2014 sera um ano extraordinário.

Uma coisa q muitos estão querendo saber é sobre o meu afastamento varias pessoas alguns q mau conheço já vieram me perguntar sobre isso e sinceramente eu nem sei oq fazer to completamente perdido.

Eu sou uma pessoa q gosto de planejar td para n haver falhas e já tinha me programado para me afastar por 1 ano para me dedicar aos meus estudos pois me formo esse ano na faculdade e quero entrar em um mestrado porem o xadrez é algo muito importante para mim e eu já até havia me comprometido em participar de alguns torneios grandes q vão ter aqui e fora e agora surgiu uma possibilidade do xadrez voltar a ser tão bom quanto antes pois recebi o convite do meu antigo professor o qual tinha se afastado do xadrez e fiquei muito feliz pelo convite e aceitei com td alegria afinal oq eu mais quero é o bem do xadrez e ele foi criador de uma verdadeira revolução no xadrez na nossa região e com esse comprometimento ficou mais difícil ainda de me afastar do xadrez e também me comprometi de fazer um torneio na cidade de Cabrobó então o xadrez realmente não ta querendo q eu se afaste então vou tentar me programar para me manter o Maximo ativo q for possível porem n terei condições de participar de todos os torneios pois ficaria muito puxado para mim então já peço a compreensão dos organizadores q quando eu faltar a um torneio não leve isso para o lado pessoal de achar q eu fui para o torneio de um mas n fui para o do outro por algum tipo de boicote pois não será por isso e sim pq terei q me dedicar mais aos meus estudos, então vou procurar dar mais prioridade aos torneios com boa premiação e/ou torneios grandes q sejam memoráveis e conforme aja tempo ai sim participarei de outros.

Esse ano também foi muito bom para mim como reconhecimento como atleta e como parte da política no xadrez dentro e fora de Petrolina onde em algumas ocasiões pude ter conversas e planejamentos com pessoas de fora e aqui em Petrolina as pessoas me deram apoio e me fortaleceram muito em situações e q me mostraram q quando precisar posso contar com algumas pessoas q podem dar respaldo em algumas lutas políticas.

Também fiquei muito feliz com o meu blog q vem tendo uma quantidade muito boa de acesso acima de 1000 por mês e levando em conta q eu n publico fotos e nem sou organizador de eventos e sim apenas um comentarista no qual só comento minha opinião sobre as coisas e não sei pq motivo as pessoas acham interessantes as minhas opiniões vai entender o povo kkkkkk e até ando recebendo comentários as pessoas chegam para mim nos torneios e dizem oq acharam de tal comentário e isso mostra o interesse q ta gerando então agradeço muito aos leitores e a todos q já vieram até mim dizer oq acham do meu blog.

Agora para não deixar o meu lado polemico kkkkk vou fazer uma eleição pessoal sobre algumas pessoas q eu reparei durante o ano.

Se fosse o premio melhores do ano eu decidiria dessa forma.

Atleta revelação – ( Luiz Eduardo ) pois em 2012 entre os jovens só se ouviam os nomes de outras pessoas e de um ano para o outro ele começou a viajar bastante e se dedicar bastante ao xadrez e com isso começaram a vir bons frutos.

Professor do ano – ( Anderson Diego ) rapaz a pessoa estrear como professor e já ser considerado o melhor professor do ano não é para qualquer um tem q ser para alguém q realmente se dedique de corpo e alma e foi oq ele fez e os frutos vieram com boas conquistas e principalmente o prazer q os alunos tem com o xadrez q sempre vão para os torneios.

Feminino do ano – ( Ramyres Coelho ) a dinastia dela no feminino pelo jeito vai durar muito tempo e mais uma vez ela é a atleta do ano para mim o principal motivo n é nem tanto as conquistas pq para mim conquistar sem haver evolução não é conquista e ela apresentou uma evolução q para mim era oq tava faltando q era deixar de lado o feminino e se dedicar ao absoluto e sempre ta na luta pelo absoluto não ligando mais para pegar o troféu do feminino e preferindo uma medalha do absoluto com isso ela se destaca mostrando q ela agora oficialmente é do absoluto e tambem deixa o troféu para alguma menina q ta começando uma carreira e q o troféu vai significar muito mais para ela.

Organizador do ano – ( Emidio Santana ) estando a frente da associação o professor emidio se absteve muitas vezes de competir em boas competições para poder organizar bons torneios para nós e cada vez mais querendo melhorar e manter um ambiente saudável e amistoso no xadrez e eu até queria também da o premio de longevidade pois uma coisa q vemos muito é com o tempo e com o trabalho os jogadores tendem a cair o nivel e ele ainda se mantem entre os melhores e isso p mim me impreciona muito.

Atleta do ano – ( Fabio Pires ) acho q sem falsa modéstia n tem como negar esse fato pois com a tríplice coroa e td com grande vantagem e ainda criando o Record de conquistas em um ano e isso em um ano q no começo eu tive muitos problemas de saúde e depois quando recuperado passei como um furacão.

Arbitro do ano - ( Cristiano Afonso ) tendo arbitrado a maioria dos torneios do ano mantendo a imparcialidade e o profissionalismo procurando sempre melhorar e isso tudo trabalhando de forma gratuita pois sedia qualquer ganho para a Associação, então por trabalhar para o bem do xadrez não tem como não receber esse reconhecimento.

Ainda poderíamos criar varias outras categorias pq muitas pessoas mostraram evolução, paixão e dedicação nesse ano com o xadrez e espero q em 2014 seja ainda melhor.

Agradeço a todos q acompanharam o blog e q fizeram de 2013 um ano tão bom no xadrez.

Atenciosamente
Fabio Pires dos Santo



3 comentários:

  1. valeu grande Fábio, você também teve um ano maravilhoso e em 2014 não será diferente pois quando a pessoa faz algo pelo o esporte que ama tudo vêm acarretar vitórias não só com medalhas no peito e sim com aquela satisfação de esta fazendo o que gosta.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fábio
    Obrigado pelos elogios e a indicação.
    Enquanto eu estiver jogando xadrez quero fazer sempre o melhor dentro das minhas limitações técnicas. Organizar torneio é muito cansativo porém a vontade de fazer acontecer é prazeroso.
    Saudações enxadrísticas
    Emídio Santana

    ResponderExcluir